Campanha de prevenção de acidentes alerta folião para ‘não deixar o álcool mudar o ritmo do seu Carnaval’

O Detran-AM lançou a campanha de prevenção de acidentes no Carnaval nesta sexta-feira. Foto: Roberto Carlos/Secom.

Com a chegada das festividades carnavalescas, o fluxo de motoristas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica tende a aumentar consideravelmente e a probabilidade de acidentes graves acompanha esse aumento. Com o intuito de preservar vidas e conscientizar a população sobre os riscos dessa mistura, o Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Amazonas (Detran-AM), lançou, na manhã desta sexta-feira (19/01), na sede do órgão, a campanha de Carnaval “Não deixe o álcool mudar o ritmo do seu Carnaval – Brinque com alegria, não brinque com a Vida”.

Até quarta-feira de cinzas (15/02), também estará em vigor o Disk-Pileque, um serviço de carona para motoristas embriagados gratuito, parceria entre o Detran-AM e a Associação e Sindicato dos Condutores de Ambulância do Amazonas. Os socorristas receberão as chamadas, por meio do telefone (92) 99146-9863.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, a determinação do governador Amazonino Mendes e do vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, é concentrar todos os esforços para preservar vidas, por isso o órgão estadual de trânsito está mobilizando 120 servidores que irão trabalhar tanto nas ações de educação de trânsito quanto nas fiscalizações da Lei Seca, que serão intensificadas no período de Carnaval. O objetivo é inibir as infrações, especialmente, a embriaguez ao volante, e manter em zero a estatística de mortes por acidentes de trânsito durante o Carnaval, como vem ocorrendo nos últimos dois anos.

“De hoje até o final do Carnaval, estaremos 24 horas nas ruas, principalmente nas áreas onde acontecerão as bandas de rua, o desfile no Sambódromo e as casas de festas. Nosso principal objetivo é evitar que vidas sejam perdidas por conta da imprudência e irresponsabilidade de motoristas embriagados”, afirma Vinicius Diniz.

As ações de fiscalização da Lei Seca com foco nos casos de embriaguez, excesso de velocidade e direção perigoso serão intensificadas durante o período. As blitze serão realizadas durante e no encerramento das principais bandas de Carnaval de rua, bem como nas proximidades de casas de show e desfile no Sambódromo.

As ações do Detran-AM terão como estratégia blitze educativas com distribuição de material informativo nos ensaios das Escolas de Samba do Grupo Especial, nas bandas de rua e também em cruzamentos das principais vias da cidade. No caso dos blocos e bandas, as ações serão realizadas nos horários de chegada dos foliões. O mesmo ocorrerá no dia do desfile das escolas de Grupo Especial no Centro de Convenções “Sambódromo” de Manaus.

Para a gerente de Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, a campanha de educação visa sobre tudo a redução de acidentes e preservação da vida. “É muito importante nesse momento contarmos com o apoio de toda a sociedade nessa campanha, pois só com o apoio de todos é que teremos um Carnaval de paz, sem acidentes e sem dor para as famílias”, enfatizou.

Disk-Pileque

Realizada de 1 a 15 de fevereiro a ação realizada em parceria com a Associação e Sindicato dos Motoristas Condutores de Ambulância (socorristas), o “Disk-Pileque” é um serviço de carona para motoristas alcoolizados gratuito. Serão mobilizados 39 voluntários que irão se revezar em turno de 12 horas para atender as chamadas de condutores embriagados que solicitarem o serviço através do telefone (92) 99146-9863, que funciona também como WhatsApp do Detran-AM.

O coordenador do Disk-Pileque, o socorrista Manuel Araújo Lima afirma que ainda há pessoas que temem solicitar os serviços de carona por medo de serem multados. Ele ressalta que essa é uma falsa informação. “Nossa intenção é levar essas pessoas com garantia de segurança em casa, evitando que elas cometam algum acidente, o mais importante é salvar a vida dele e de outros”, conta.

Ele ainda enfatiza a importância do serviço e pede para que a população não passe trote. No ano passado tivemos uma redução significativa no número de trotes recebidos, esperamos que esse ano chegue a zero os casos.

Campanha nas ruas

Além das blitz educativas e a fiscalização da Lei Seca o Detran-AM conta com campanha publicitária nas ruas através de material promocional instalados nas principais vias da cidade com o objetivo de impactar e chamar a atenção da população sobre o tema da campanha e a importância de não dirigir embriagado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *