Samu prestou socorro imediato a 43,6 mil casos em Manaus

O SAMU 192 Manaus concluiu, no início de 2018, o levantamento das atividades realizadas em 2017, apresentando números expressivos na prestação do serviço à população. Foram mais de 558 mil chamadas registradas no sistema telefônico 192 e 43.678 mil atendimentos efetivados pelas ambulâncias de Suporte Básico (USB), somado aos 8.471 realizados pelos veículos de Suporte Avançado (USA), contribuindo para redução do número de óbitos, tempo de internação em hospitais e as sequelas provocadas pela ausência de socorro imediato.

Ao discar 192, a ligação da população é atendida por uma das 28 telefonistas da Central de Regulação Médica de Urgência. A telefonista faz algumas perguntas, tais como o motivo da ligação, endereço, município, ponto de referência e, em caso de acidentes, o número de vítimas. Há, ainda, situações em que SAMU 192 utiliza protocolo de triagem para encaminhamento mais rápido na regulação.

Nesses casos, outras duas perguntas são realizadas pelo médico regulador de plantão: A vítima está acordada? Está respirando? O passo seguinte é feito pelo médico regulador, responsável pelo diagnóstico, que orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio da ambulância e qual o tipo e local do acidente.

Coordenador geral do SAMU 192, o médico Ruy Jorge Abrahim, destaca que a cada ano cresce o número de casos e aumenta a complexidade no atendimento aos usuários dos serviços. “Acidentes de trânsito e vítimas por arma branca (faca) e de fogo têm mobilizado bastante nossas equipes”, reforça. Em 2017, os casos de Ferimento por Arma Branca (FAB) registraram 1.283 chamados contra 1.279 por Ferimento por Arma de Fogo (FAF).

 Emergência

Estruturado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o SAMU 192 é um programa do Governo Federal, que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência e urgência. O serviço funciona 24 horas, em todos os dias da semana, com equipes de profissionais de saúde, composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas.

A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel para o 192. Os profissionais do serviço estão habilitados a prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas.

 

Qualificação Permanente

Inserido na Política Nacional de Atenção às Urgências e com foco voltado à qualificação da assistência às urgências, o Núcleo de Educação Permanente em Urgência (NUEPU) do SAMU 192 foi responsável pela realização de várias capacitações durante o ano de 2017. Cursos para profissionais das equipes, como ações de suporte à vida e atendimento pré-hospitalar ao trauma, entre outros ministrados por outras instituições, receberam o apoio da direção e o suporte técnico do NUEPU

Tags: 192, emergência, Samu
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *