Sejel abre inscrição para ‘Clínica Esportiva para Treinadores de Lutas’

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), realiza nos dias 20 e 21 de janeiro, das 8h às 18h, a “Clinica Esportiva para Treinadores de Lutas”, no auditório da Vila Olímpica, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. O evento, organizado pelo Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), é aberto para técnicos, atletas e professores da área de lutas em geral.

O curso terá aulas teóricas pela parte da manhã e prática à tarde.  As inscrições são dois quilos de alimentos não perecíveis e um brinquedo e podem ser feitas nos dias 18 e 19 no próprio Ctara, das 9h às 17h.

O Coordenador do Ctara, Gleiser Barbosa, informa qual é o objetivo do curso. “O objetivo é atender  à necessidade dos treinadores de lutas do nosso Estado, no planejamento de suas ações dentro daquilo que ele deseja atingir com seus atletas, na parte técnica, tática e nutricional. Vale ressaltar que é a primeira vez que, de forma multidisciplinar, que apresentamos esse curso onde o foco é o desenvolvimento do lutador”, completou.

Os temas abordados serão: “Como fazer periodização nos esportes de lutas”, ministrado pelo professor mestre Rogério Machioretto, “Preparação Física nos esportes de lutas, o que fazer?”, com o professor mestre Odivaldo Marques, “Nutrição nos esportes de lutas, qual sua importância?”, com a Doutora Vanderleia Oliveira, “Prevenção de Lesões nos Esportes de Lutas, como tratá-las?”, com o membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), o doutor Leonardo Correa, e “Explanando sobre os Aspectos Didáticos pedagógicos no ensino da luta olímpica”, com o técnico especialista Dagoberto Arbolaez.

“Levar este conceito aos treinadores é de suma importância, pois somos mais que técnicos, somos pedagogos e nosso objetivo é sempre encaminhar nossos atletas para um desenvolvimento cada vez melhor”, disse Dagoberto, que é de Cuba.

A nutricionista Vanderleia vai falar não só sobre alimentação, mas também da hidratação. “É de extrema importância ter sempre a água por perto, como base. Tomar água desde a hora que acorda até a hora de dormir, principalmente aos atletas de alto rendimento”, disse.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *