25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Detran-AM reforça Operação Lei Seca durante festas de fim de ano

Publicado em 18 de dezembro, 2017

De sexta-feira até a madrugada de domingo, os agentes do Núcleo Especial de Operação de Trânsito (Neot) autuaram 290 motoristas infratores. Foto: Divulgação Detran-AM

O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), intensificará a Operação Lei Seca que será realizada em pontos de grande circulação na cidade para evitar a incidência de acidentes de trânsito, aumento a segurança viária. As ações têm como foco o combate à embriaguez no trânsito, que tende a aumentar em decorrência das confraternizações de dezembro e janeiro.

Durante as fiscalizações realizadas da noite de sexta-feira (15/12) até a madrugada desta segunda-feira (18/12), agentes do Núcleo Especial de Operação de Trânsito (Neot) autuaram 290 motoristas infratores. No total foram retidos 112 veículos, sendo 43 motos e 69 carros e 15 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, as blitze terão como foco a alcoolemia e outras infrações, com objetivo de prevenir ainda mais o número de acidentes. As atuações acontecerão em horários distintos, em várias zonas da cidade e na região metropolitana com equipe preparadas e com o apoio das polícias Civil e Militar.
“Serão ações de alta visibilidade, de caráter também pedagógico, para que a população sinta a presença dos agentes nas ruas e evitem cometer a infração, protegendo a sua vida e reduzindo a probabilidade de se envolver em acidentes”, explica Vinicius Diniz.
Vias com alto fluxo – Os locais serão definidos conforme o histórico de acidentalidade viária, tendo como prioridade vias com alto fluxo de veículos e situadas no entorno de bares e restaurantes. Durante as blitze, será realizado o teste de etilômetro que verificará as condições de trafegabilidade do condutor.
“A tendência é reforçar essas fiscalizações para criar a cultura no cidadão de respeito às normas de circulação viária. Ao intensificarmos nossas ações, aumentaremos a segurança de todos, visto que o álcool torna os reflexos mais lentos, o que contribui para acidentes graves e mortes no trânsito”, acrescenta Diniz.
Equipamentos – Além da fiscalização com foco no consumo de álcool, o órgão confere o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança, como cadeirinha de bebê e cinto de segurança, uso de capacete por motociclistas e também é verificada a regularidade da documentação do veículo e condutores, com o objetivo de inibir fraudes e roubos.
Estatísticas e penalidade – De janeiro a novembro de 2017, o número de mortes no trânsito diminuiu em 9,74% em comparação ao mesmo período em 2016, quando foram registradas 297 mortes no trânsito. A imprudência e o consumo de bebida alcoólica são os principais motivos dos acidentes registrados no Estado.
A direção sob efeito de álcool consiste em infração gravíssima, podendo levar à suspensão do direito de dirigir e ao pagamento obrigatório de R$ 2.934,70, que pode ser dobrado no caso de reincidência no período de um ano.

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.