Operação Custo Político da PF cumpre 12 mandados de prisão e bloqueia R$ 67 milhões de empresários e ex-secretários

PF está cumprindo 12 mandados de prisão, 27 conduções coercitivas, 27 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, incluindo uma aeronave Cessna560 XLS. Foto: PMS

A Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas deflagrou nesta quarta-feira (13), a segunda fase da Operação Maus Caminhos, batizada de Operação Custo Político, que tem por objetivo investigar os crimes de corrupção ativa, de corrupção passiva, de lavagem de capitais e de organização criminosa.

Entre os alvos estão dois ex-secretários de saúde, o ex-secretário de Administração e Gestão, o ex-chefe da Casa Civil, bem como dois ex-secretários executivos da Secretária de Saúde do Amazonas.

Irmão do governador

Um dos alcançados, levado de casa pela PF, foi Evandro Melo, ex-secretário de Administração e irmão do ex-governador José Melo. Os ex-secretários estaduais de Saúde Wilson Alecrim e Pedro Elias também estão lá.

Desde 5h, policiais vindos de outros Estados cumprem mandados da juíza federal Ana Paulo Serizawa. A coordenação do trabalho é do delegado Alexandre Teixeira.

O empresário Chaguinha, da Transportadora Aliança, também foi alvo de mandados de busca e apreensão na empresa.

Mandados

Nesta fase, estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária, 27 conduções coercitivas, 27 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, incluindo uma aeronave Cessna560 XLS.

A Justiça determinou o bloqueio dos bens e valores dos investigados no montante de aproximadamente R$ 67 milhões visando o futuro ressarcimento do Estado.

Crimes

Os crimes eram praticados por membros da organização criminosa alvo da primeira fase que, utilizando-se dos recursos públicos desviados do Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, realizavam pagamentos de propina a agentes políticos e servidores públicos.

O objetivo do grupo era obter facilidades dentro da Administração Pública estadual, tais como agilizar a liberação de pagamentos, obtenção de contratos públicos e o encobrimento dos ilícitos praticados.

O nome da Operação Custo Político é uma referência à expressão utilizada pelo empresário Mouhamad Moustafa para denominar as vantagens indevidas (propinas) pagas aos ex-secretários e outros servidores públicos.

Desdobramento

A operação em curso tem execuções em Manaus, São Paulo, Recife e Brasília, contando com 135 policiais federais, e seis servidores da Controladoria Geral da União (CGU). O Ministério Público Federal (MPF) confirmou que a ação de hoje é um desdobramento da Maus Caminhos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *