Aulas do Pronatec iniciam nesta segunda-feira em 8 cidades do AM

Entre os cursos ofertados há vagas para Manaus, Parintins, Novo Airão, São Sebastião do Uatumã, Silves, Rio Preto da Eva, Maués e Manaquiri. Foto: Divulgação

A partir do próximo dia 11 de dezembro as aulas dos cursos de qualificação profissional na modalidade à distância, do Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciam no Amazonas.

Em torno de 180 cursos, dentro da oferta “Voluntária”, foram disponibilizados aos municípios, por meio das demandas do Governo do Estado, que são coordenadas pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Os municípios envolvidos nessa oferta “Voluntária” são Manaus, Parintins, Novo Airão, São Sebastião do Uatumã, Silves, Maués, Rio Preto da Eva e Manaquiri.

Cinco em Manaus

Dos 180 cursos ofertados para esta etapa, cinco foram destinados a Manaus, seis para Parintins, 19 para Novo Airão, 14 para São Sebastião do Uatumã, 49 para Silves, 35 para Rio Preto da Eva, 13 para Maués e 39 para o município de Manaquiri.

Entre os cursos estão os de Idiomas (Inglês e Espanhol Básico), Língua Brasileira de Sinais (Libras), Produtor de Cerveja, Locutor-Apresentador-Animador, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, entrou outros. As aulas prosseguem até o dia 30 de abril de 2018.

Os municípios solicitaram da Amazonastur os cursos de acordo com suas necessidades, que podem ou não ser voltadas para o turismo. A partir daí o Ministério da Educação, realizador do programa, e o Ministério do Turismo, demandante nacional, liberam as turmas conforme o orçamento disponível.

“Dentro da proposta de transformar o turismo como uma nova matriz econômica do Estado, a capacitação da mão-de-obra é de suma importância nesse contexto, principalmente por saber que o governador Amazonino Mendes está apostando no segmento e acreditando que o setor pode transformar a vida de milhares de pessoas”, considera o presidente da Amazonastur, Orsine Junior.

De 2013 a 2015, a parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Pronatec, já formou mais de 1,1 mil alunos em todo Amazonas.

Programa

É um Programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a parceria de vários outros Ministérios, entre eles os de Turismo, Desenvolvimento Social, Cultura, Justiça, e Meio Ambiente, tendo como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para alunos brasileiros.

Sendo desenvolvido nos Estados pelos Órgãos Estaduais e Municipais de Turismo, o Pronatec conta com a participação de Instituições do Sistema “S”, Institutos Federais de Educação, Instituições de Ensino Superior e demais Instituições ligadas à educação profissional e tecnológica para a oferta dos cursos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *