SSP-AM diz que herdou dívidas de mais de R$ 9,4 milhões de alugueis de viaturas policiais

O contrato com as empresas engloba 638 viaturas, incluindo a manutenção e revisão dos automóveis e o seguro para o caso de acidentes e danos. Foto: Aguilar Abecassis/Secom/Arquivo

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) herdou uma dívida de R$ 9.427.156,75 referente à falta de pagamento de contratos das empresas de locação de veículos das Polícias Civil e Militar entre os meses de maio e setembro de 2017. Segundo dados do Departamento de Orçamento e Finanças da SSP-AM, os débitos da gestão passada deixaram o Estado à beira de um colapso na segurança, com o risco da população ficar sem a patrulha das viaturas nas ruas.

Após a auditoria nas contas, o governador Amazonino Mendes e o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, conversaram com os empresários e determinaram o pagamento das dívidas encontradas e a regularização dos procedimentos para que os pagamentos sejam feitos.

Ao todo, seis empresas são contratadas para o aluguel dos veículos que fazem o policiamento em todo o Estado. O contrato engloba 638 viaturas, incluindo a manutenção e revisão dos automóveis e o seguro para o caso de acidentes e danos. O contrato também exige que a empresa troque os veículos após um período de dois anos.

Mesmo com as faturas em aberto, em julho de 2017, a frota de veículos foi trocada por carros novos e, também, apesar dos atrasos, os serviços de manutenção continuaram sendo realizados. Os veículos só não foram retirados das ruas pelos empresários porque os prestadores do serviço estavam na expectativa de receber.

Compromisso

Para o representante da TB Serviços, Rodrigo Silva, o compromisso do governador Amazonino Mendes de normalizar os pagamentos vai recuperar o caixa da empresa, além de proporcionar a oferta de um serviço com maior qualidade para os policiais, e, consequentemente, para a população. “Estamos com prejuízo em tudo, vou ter que pagar todas as dívidas que tenho, não só com os bancos, mas também com fornecedores, além do pagamento dos carros novos e funcionários”, ressaltou Silva.

De acordo com a gerente nacional de operações da CS Brasil, Mariana Gomes, a postura da empresa sempre foi de atender aos seus clientes da melhor forma possível, sem a expectativa de paralisar contratos ou manutenção. “A CS Brasil tem por princípio cumprir o contrato e atender o cliente de forma justa e certa, do jeito que foi contratada, sempre buscando atender da melhor forma possível”, destacou Gomes.

Parcelas

Conforme os dados do setor de Orçamento e Finanças da SSP-AM, há parcelas para pagar atrasadas desde 2015. Mas a maior parte da dívida se concentra no período de maio a setembro de 2017. Nesse período, 15 faturas deixaram de ser pagas. As empresas que prestam serviços na área são a Empresa Brasileira de Engenharia e Comércio S.A, CS Brasil, TB Serviços, Transporte, Limpeza, Gerenciamento e Recursos Humanos S.A, ACB Locadora LTDA, Couto Transportes, Comércio e Representação LTDA e Tecway Serviços e Locação de Equipamentos LTDA.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *