Cirurgiões e ortopedistas ameaçam parar Prontos-Socorros e SPAs, a partir de sábado. Estado deve para eles R$ 7 milhões

Cirurgiões e ortopedistas receberam só os salários do primeiro semestre

“Quem trabalha tem que receber”, afirma presidente do ITO-AM

Cirurgiões e ortopedistas que integram o quadro do Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas (ITO-AM) ameaçam suspender os atendimento eletivos a partir deste sábado (25/11). Isso se o Governo do Estado não regularizar o pagamento dos meses de agosto, setembro e outubro. A decisão de cruzar os braços foi reforçada após a reunião dos representantes do ITO-AM, ontem. Foi quando a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) anunciou que os pagamentos às empresas prestadoras de serviços referentes ao mês de outubro deverão ser realizados somente entre os dias 18 e 22 de dezembro. A dívida do Governo do Amazonas com o ITO-AM é de aproximadamente R$ 7 milhões.

Em nota divulgada a imprensa, o Instituto afirma que não há interesse em parar as atividades, mas que, diante da situação de imposição do Governo,  quanto ao fato de não reconhecer a dívida que possui junto ao ITO-AM, e que não havendo mais canais de diálogo, a programação de paralização dos trabalhos deverá ser mantida. Ainda na nota, o Instituto afirma não ter qualquer responsabilidade sobre possíveis malversações do dinheiro público e a consequente falta de recursos do Estado.

A dívida é do Estado

Em entrevista ao Portal do Marcos Santos, o diretor-presidente do ITO-AM, médico ortopedista Rafael Benoliel, afirma que a instituição não possui qualquer restrição quanto ao recebimento dos pagamentos. “Nossa empresa não possui impedimento nenhum para poder receber. Nós temos um contrato assinado com o Governo do Estado, independentemente do Governador ter sido o David Almeida ou ser o Amazonino. A dívida é do Governo do Estado. Trabalhamos quase o ano inteiro para o Estado do Amazonas e por enquanto apenas 6 meses de 2017 nos foram pagos. Não dá pra aceitar que agora venham dizer que só vão pagar aquilo que for do ‘meu’ governo”, destacou.

Cirurgiões e ortopedistas

O ITO-AM presta serviços ao Governo do Amazonas desde 1.990 e reúne 99% de todos os ortopedistas que atuam no Estado. O Instituto tem profissionais nas oito principais unidades de urgência e emergência adulto e infantil localizadas em Manaus, como os Pronto Socorros João Lúcio, 28 de Agosto, Pronto-socorros infantis Joãozinho, zona Oeste e Sul, Platão Araújo, na zona Leste, SPA Danilo Corrêa, na zona Norte e Adriano Jorge, no bairro Cachoerinha.

Entre as cirurgias mais comuns realizadas diariamente pelo especialistas do ITO-AM nas unidades de saúde estão as fraturas expostas ocasionadas por acidentes de moto, atropelamentos, entre outros.

Reveillón sem cirurgiões e ortopedistas

A situação poderá ficar ainda mais complicada porque caso não haja a regularização de todos os pagamentos pendentes de 2017 até 29 de dezembro, os cirurgiões poderão suspender todas as atividades de urgência e emergência no dia 30 de dezembro, antevéspera do Reveillon. “Você ja pensou como essas unidades de saúde vão ficar no Ano Novo? Não é o que queremos, mas a situação nos leva a isso e outras especialidades poderão fazer a mesma coisa”, alertou Rafael. 

Rafael afirma também que os problemas da Saúde do Estado não se resumem apenas a falta de pagamento dos médicos, especialistas e técnicos.  “Fizemos de tudo para tentar potencializar os atendimentos, mas a desvalorização do médico dentro do sistema é o maior problema porque a contrapartida do Estado não existe. Falta espaço físico, material, alimentação”, disse.

Uma reunião na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM) marcada para hoje à noite, às 20h, promete reunir várias especialidades médicas que vão debater o assunto. O resultado deverá ser encaminhado a todos os órgãos de controle do Estado como TCE-AM, MPF, MPE-AM, PGE, CRM e CFM.

Abaixo, veja a nota emitida pelo ITO-AM

Considerando a situação já pública da falta de pagamento por parte do governo estadual às empresas médicas do Amazonas, o ITO-AM ( Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas) julga ser de bom alvitre divulgar a população os seguintes esclarecimentos:

1) Contrariamente ao que vem sendo divulgado, não houve qualquer acordo com o governo do estado em relação a um cronograma de pagamentos.

2) O governo impôs unilateralmente um cronograma que em nada satisfaz as necessidades financeiras do ITOAM.

3) Trabalhamos quase o ano inteiro e por enquanto apenas 6 meses de 2017 nos foram pagos.

4) O ITOAM não tem qualquer responsabilidade sobre possíveis malversações do dinheiro público e a consequente falta de recursos do estado.

5) O governo que ganhou as eleições é responsável por pagar as dividas dos governos anteriores, não podendo se eximir desta responsabilidade escorado na desculpa de não ter gerado a dívida (a dívida é do estado do Amazonas).

6) Temos conhecimento da importância social que nossos serviços têm no estado.

7) Nunca foi interesse do ITO-AM parar de prestar serviços à população.

8) Todo serviço prestado deve ser remunerado.

9) Não havendo mais canais de diálogo, programamos o a paralização parcial dos nossos serviços para sábado.

10) Nossas atividades retornarão assim que houver a completa quitação dos meses de agosto, setembro e outubro. E o estabelecimento de uma data fixa mensal para o pagamento dos meses subsequentes dentro do mês que segue o exercício trabalhado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *