Aclea pede homenagem a Amadeu Teixeira com um minuto de silêncio durante jogo Vasco x Santos

Aclea fez pedido para homenagem ao técnico mais longevo a comandar um mesmo time de futebol, Amadeu Teixeira: um minuto de silêncio durante o jogo Vasco x Santos, hoje, pelo Brasileirão. Foto: Divulgação

Durante a rodada do Campeonato Brasileiro desta quarta-feira (8), durante o jogo entre Santos e Vasco, no Estádio Urbano Caldeira, em Santos, a Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea) fez um pedido para homenagear o técnico Amadeu Teixeira, que faleceu aos 91 anos na noite desta terça-feira (7).

Na partida de hoje à noite será feito um minuto de silêncio em homenagem a Amadeu Teixeira, conforme informação da Aclea. O jogo será transmitido para o Amazonas e mais 21 Estados.

O técnico mais longevo do futebol mundial, com registro no Guiness Book, o desportista Amadeu Teixeira, está sendo velado no Ginásio Poliesportivo do Amazonas, que vai voltar a se chamar Arena Amadeu Teixeira, na rua Loris Cordovil, no bairro Flores, na zona Centro-Sul de Manaus.

O enterro está marcado para ocorrer às 16h no Cemitério São João Batista, na av. Boulevard Alvaro Maia, bairro Nossa Senhora das Graças.

Em setembro, Amadeu Teixeira passou um período de internação na UTI do hospital, após sofrer uma queda em casa e fraturar três costelas, uma das quais perfurou o pulmão. Ele teve alta da UTI esta semana, mas sofreu novas complicações devido à idade e à perfuração do pulmão.

Amadeu Teixeira, o treinador

Amadeu Teixeira foi treinador do América de 1955 a 2008. Ele dá nome ao ginásio poliesportivo localizado ao lado da Arena da Amazônia. Foi o técnico que ficou mais tempo comandando um clube no futebol mundial, superando Alex Ferguson.

Segundo Bruna Teixeira, aos 13 anos esteve na fundação do clube e atuou como massagista e fisioterapeuta até virar técnico. Aos 91 anos, Amadeu, mesmo com dificuldades de audição e de fala, seguia como o maior ícone do Futebol Amazonense.

O desportista também dirigiu o time em partidas de futebol de salão, voleibol e outros esportes. Era irmão do também falecido treinador da Seleção Brasileira de Atletismo Geraldo Teixeira, que começou carreira dirigindo uma equipe do América.

Expoente

Era 30 de junho de 1926 quando nascia um dos expoentes do esporte amazonense: Amadeu Teixeira. Comandando o América por 53 anos (de 1955 à 2008), ele se tornou uma figura lendária tanto no futebol quanto fora dele.

Uma das últimas e marcantes aparições dele em público foi na final do Campeonato Amazonense de 2014, quando deu o pontapé inicial na disputa entre Fast e Princesa, na Arena da Amazônia, à época recém-inaugurada.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *