PM morto ao reagir a assalto na Cidade Nova é enterrado neste domingo

PM Marcelo Chaves, 34, recebeu as últimas homenagens militares neste domingo, no cemitério Tarumã, onde foi enterrado. Polícia procura suspeitos do crime. Fotos: Divulgação

O policial militar Marcelo Chaves de Souza, 34, lotado na 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), foi enterrado neste domingo (39), no cemitério Tarumã, zona Centro-Oeste. O PM não estava de serviço durante o crime.

Um grande cortejo de policiais, amigos e parentes acompanhou as últimas homenagens ao soldado Chaves nesta tarde, com salva de tiros. O caixão do PM foi conduzido por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

Tiro no tórax

O soldado foi morto após reagir a um assalto, na madrugada de sábado (28), numa lanchonete no bairro Cidade Nova, zona Norte. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, onde não resistiu aos ferimentos do tiro no tórax, durante cirurgia.

Segundo a polícia, por volta das 4h da manhã, Marcelo Chaves lanchava sozinho após sair de uma confraternização. Três homens chegaram até a rua Rouxinol, em um veículo Voyage, de placas não identificadas, e tomaram o lanche de assalto.

Conforme a diretoria de comunicação da PM, os assaltantes pediram que os clientes levantassem as blusas, pois queriam pegar os objetos pessoais, celulares e dinheiro. Marcelo tentou levantar da cadeira, mas acabou sendo impedido por um dos suspeitos.

Durante luta corporal entre os dois, registrada pelo circuito interno de segurança do estabelecimento, o policial é atingido nas costas por um segundo suspeito armado.

Ainda segundo informações da assessoria da PM , o veículo usado na ação, teria sido tomado durante um assalto a um motorista do aplicativo Uber, no Centro de Manaus. O crime teria sido realizado por três elementos jovens, sendo um de cabelo moicano com luzes.

Primeiro semestre

O número de policiais mortos em 2017, no Amazonas, de janeiro a 14 de agosto deste ano, aumentou 150%, segundo dados consultados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Foram 5 PMs mortos no Estado, a maioria fora de serviço, quatro, e um em serviço. Não houve registro de Policial Civil assassinado este ano.

Ano passado, no mesmo período, foram 2 PMs mortos fora de serviço. Os números da segurança contam com 10 mil PMs e 3 mil policiais civis que atuam em todo o Estado. Em 2016, foram mortos 9 agentes de segurança, sendo 8 PMs e 1 policial civil.

O caso de maior repercussão de 2017 foi o do soldado da PM, Paulo Sérgio Portilho, 34, que foi executado em maio deste ano, na chamada invasão Buritizal Verde, ou “Vovó Maroca”, no Nova Cidade, zona Norte, com requintes de crueldade: ele foi enterrado em pé. No corpo do policial foram encontradas perfurações de arma branca.

Ele é um dos assassinados fora de serviço. Portilho desapareceu no dia 26 de maio e seu corpo foi encontrado num barranco, enterrado, no dia 30. Na época, o ex-secretário de Segurança, Sérgio Fontes, disse que um “atentado contra a vida de um policial fere o estado democrático de direito e não será tolerado”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *