Festival colombiano ‘El pirarucú de oro’ está com inscrições abertas. Amazonenses podem participar

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, está apoiando o evento do país vizinho. Foto: Secom/Divulgação

Estão abertas, até o dia 25 de outubro (quarta-feira), as inscrições para o 28º Festival Internacional de Música Popular Amazonense, “El pirarucú de oro”, que acontecerá de 22 a 25 de novembro, em Leticia, no departamento colombiano do Amazonas.

Artistas nascidos nos países da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) podem concorrer na categoria Internacional, nas modalidades ‘Autor e compositor’ e ‘Intérprete’, ambas para maiores de 18 anos.

Para participar da modalidade ‘Autor e compositor’, os interessados devem inscrever uma música inédita que represente o contexto amazônico.

Já para ‘Intérprete’, o candidato precisa inscrever uma canção representativa do seu país de origem e, se for classificado, apresentará uma segunda música com temática da cultura colombiana.

A inscrição é gratuita. Além da ficha cadastral, os concorrentes precisam enviar seis cópias da letra da música, áudio em MP3 e as partituras para voz.

As músicas inscritas serão analisadas por uma comissão julgadora, composta por, pelo menos, cinco músicos com renome regional, nacional e internacional.

Premiação

A premiação varia entre $ 2 milhões e $ 10 milhões de pesos colombianos (de R$ 2500 a R$ 11 mil, de acordo com o câmbio).

Todas as informações e o regulamento do FINMUPA estão disponíveis no site www.amazonas.gov.co e na fanpage do festival www.facebook.com/PirarucuDeOroOficial.

O festival

Criado em 1987, o Festival Internacional de Música Popular Amazonense (FINMUPA), “El pirarucu de oro”, acontece anualmente em Leticia, no departamento colombiano do Amazonas e é aberto a artistas nacionais e estrangeiros.

O evento tem como objetivo propiciar a integração e a divulgação dos diferentes gêneros musicais que confluem em Leticia e nas cidades vizinhas, assim como fortalecer o intercâmbio entre os países da tríplice fronteira.

A programação do festival conta, ainda, com cursos, palestras, feiras gastronômica e de artesanato.

Parceria 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, está apoiando o evento do país vizinho.

O acordo de parceria foi fechado na manhã da última quinta-feira (19), após encontro do cônsul geral da Colômbia em Manaus, José Gilberto Rojas Flórez, com o secretário de Cultura Denilson Novo e o diretor-presidente da Amazonastur, Orsine Oliveira Júnior. O encontro aconteceu no Palacete Provincial e contou com a presença da secretária de turismo e cultura departamental, Genny Mateus Flórez, do diretor artístico do Festival Internacional de Música Popular Amazonense (FINMUPA), Andres Marin Osorio, e de Maria Lilia Cardona Augusto.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *