
UEA disponibiliza edital para promover estudos relacionados à área de saúde, em parceria com a empresa Samsung Ocean. Foto: Divulgacão
Com o intuito de viabilizar o ensino e promover os estudos relacionados à área da saúde, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Samsung Ocean, lançou o edital do programa de Tecnologias Digitais Aplicadas à Saúde.
O lançamento do edital aconteceu nesta sexta-feira (6), na sede da Ocean, localizada no campus da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST/UEA), em Adrianópolis, zona Centro-Sul.
O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou que o programa é mais uma oportunidade de fomentar o ensino e pesquisa, além de valorizar a promoção da saúde.
“É um momento muito interessante à medida que nós temos aqui uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e com a Samsung neste laboratório chamado Ocean. Aqui, nós estamos desenvolvendo o primeiro programa de tecnologias digitais aplicadas à saúde e o reflexo disso é resultar em programas e softwares que poderão ser utilizados no dia a dia das pessoas. Isso é ciência aplicada que chegará às mãos da população”, disse o reitor.
Para Cleinaldo, o programa é importante à medida que os desenvolvedores, pesquisadores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, além dos universitários e professores da área da saúde poderão trabalhar juntos.
“Isso aqui vem viabilizar novas oportunidades e, sobretudo, nesse segmento que é muito carente de produção de material que é o de Tecnologia da Informação para a área de saúde”, mencionou o reitor.
Desenvolvimento
O coordenador do Samsung Ocean, Silvio Marques, revelou que o objetivo do edital é justamente o de possibilitar, para os estudantes, profissionais e empreendedores; o desenvolvimento de soluções na área de tecnologia de modo geral e soluções para o ensino na área da saúde.
“Nosso objetivo é construir soluções em formas de aplicativos, de aplicação da internet e realidade virtual que auxiliem o ensino da Medicina, da Odontologia, da Enfermagem e das áreas de saúde de modo geral, para melhorar o ensino dessas disciplinas”, disse Marques.
Além disso, o objetivo é melhorar a interação, pois existe uma lacuna muito grande nos métodos de ensino e aprendizagem, que pode melhorar bastante com o uso das tecnologias digitais.
Como um dos exemplos a ter soluções desenvolvidas pelo programa, o coordenador da Samsung Ocean citou o estudo da anatomia humana.
“A gente poderia fazer, por exemplo, um aplicativo que facilitasse com que os estudantes visualizassem o corpo humano de forma melhor, mostrando os músculos, sistemas, entre outros. Essa seria uma aplicação prática do resultado do edital”, reforçou Silvio Marques.
O edital do programa de Tecnologias Digitais Aplicadas à Saúde está disponível no site: http://www.oceanbrasil.com/oceanlab/
Veja mais notícias em Cidade