08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Médicos voltam a suspender cirurgias e atendimentos no ICAM e Dr. Fajardo por atraso nos salários

Publicado em 25 de setembro, 2017

As cirurgias pediátricas eletivas e os atendimentos ambulatoriais no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM) e no Hospital Infantil Dr. Fajardo novamente serão suspensos por atraso no pagamento dos proventos dos cirurgiões-pediátricos. A paralisação começa nesta terça-feira (26/09).

No início deste mês, os médicos fizeram uma paralisação porque estava há mais de três meses sem receber. Após sete dias sem atendimento, a Susam quitou o mês de maio com um atraso de 114 dias.  No dia 15 de setembro deveria quitar o mês de junho, o que não foi feito até agora.

Os cirurgiões-pediátricos são vinculados à Sociedade Amazonense de Patologias Pediátricas (SAPP), empresa que presta serviço à Susam realizando cirurgias neonatais e pediátricas em urgência, emergência e eletiva nos dois hospitais.

Segundo informações da presidente da SAPP, a cirurgiã-pediátrica Cyntia Almeida, foram feitas várias tentativas de negociação junto à Susam para a regularização dos pagamentos, sem sucesso.  “A SAPP foi obrigada a paralisar novamente suas atividades, visto que está há 100 dias sem receber os proventos acordados com a Susam, agora referente ao mês de junho, estando também pendente o pagamento de julho”, informou.

A empresa realiza no Icam 800 atendimentos ambulatoriais e cerca de 300 cirurgias eletivas de médio e grande porte e 80 cirurgias de urgência /emergência neonatais e pediátricas por mês, cobrindo a Amazônia Ocidental. No Hospital Infantil Dr. Fajardo são realizados mensalmente cerca de 600 atendimentos ambulatoriais e 240 cirurgias eletivas de pequeno e médio porte e 60 cirurgias de urgência.

A SAPP disse que está disposta a retomar suas atividades assim que o pagamento seja efetuado pela Susam e também cobra uma posição definitiva sobre a regularização dos pagamentos pendentes. De acordo com a presidente da SAPP, os atrasos que ocorriam de forma eventual, agora acontecem regularmente, ficando pendentes os pagamentos por mais de 90 dias, o que inviabiliza a prestação do serviço contratado.

 

 

 

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.