Segunda-feira, 23 de julho de 2018

Olimpíada da Terceira Idade começa e terá uma semana de atividades para 2,8 mil idosos

O acendimento da pira olímpica marcou o início das competições. Fotos: Mauro Smith/Semcom.

Com a pira olímpica acesa, a 19a edição da Olimpíada da Terceira Idade teve início nesta sexta-feira, 22/9, no Parque Municipal do Idoso, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Aproximadamente 500 pessoas participaram da cerimônia de abertura dos jogos promovidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e que acontecerão até a próxima sexta-feira, 29/9.

São 2,8 mil idosos inscritos, distribuídos em 32 grupos da Terceira Idade de Manaus e da Região Metropolitana. As disputas tiveram início neste sábado, 23/9, com jogos de dominó e bocha, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado, zona Leste, a partir das 8h. Este ano, o evento vai reunir grupos da terceira idade de cidades vizinhas, como Iranduba e Novo Airão.

“A Olimpíada é um evento que movimenta a cidade e traz os olhos para esse público tão especial que é o da Terceira Idade. Conforme orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, estamos olhando com carinho para os idosos e fortalecendo a interação deles com o esporte, buscando oferecer mais qualidade de vida. E o nosso maior exemplo disso é a dona Vicentina, do CEL Rouxinol, que aos 94 anos está bem ativa e fazendo bonito nas disputas de argola”, declarou o secretário da Semjel, João Luiz.

Animada enquanto dançava ao som de marchinhas de carnaval durante a cerimônia, Raimunda da Silva, 82, promete fazer bonito na Olimpíada e conquistar medalhas para o Centro de Esporte e Lazer (CEL) Armando Mendes. “Tenho 15 medalhas e vou buscar mais. Só quero se for de ouro”, disse aos risos.

Já Roseli Nogueira, 58, está participando de sua primeira Olimpíada e para ela o que conseguir será lucro. Ela buscará suas primeiras conquistas nas modalidades de argola e caminhada de 1.500 metros. “Já deu pra ver que a Olimpíada é uma grande festa e eu quero brincar no meio do povo. Não tenho nada a perder. Então vou brincar e me divertir”, disse a representante do CEL Cidade Nova.

Participaram ainda da cerimônia os subsecretários da Semjel, Elvys Damasceno e Luís Neto, a subsecretária da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Socorro Sampaio, além dos vereadores Fred Mota e Amauri Colares, entre outras autoridades.

Modalidades

Os idosos participarão de 24 modalidades adaptadas, entre elas, natação, bocha, dominó, chute a gol, voleibol, futpênalti, jogo de argolas, lançamento ao alvo, boliche, tênis de mesa, lance livre na cesta, taco no disco e atletismo. Para encerrar o evento, será realizado um concurso de dança, no último dia da competição, sexta-feira, 29.

As disputas acontecerão na Fundação Vila Olímpica, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste; no Clube do Trabalhador do Sesi, Coroado, zona Leste; e no Parque Municipal do Idoso, no bairro de Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Veja também

Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (P...
Edital de Credenciamento do Fundo Manaus Solidária tem 53 organizações sociais aptas O Edital de Credenciamento ajuda a mapear as organizações que desenvolvem trabalhos sociais em Manaus. Foto: Karla Vieira/Divulgação A lista definitiva com os nomes das organizações sociais aptas ao Edital de Credenciamento, do Fundo Manaus Solidária, foi publicada no Diár...
Corpo de turista é encontrado dentro de caverna no AM Foto: Reprodução Após 14 dias de intensas buscas pelo corpo da turista que caiu em caverna depois de tentar tirar uma selfie em local de risco,  na Cachoeira do Santuário, em Presidente Figueiredo,  a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou o corpo na ...
Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 72 milhões Foto: Reprodução Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.061 da Mega-Sena, realizado sábado (210/07) pela Caixa. Os números sorteados foram: 33 - 36 - 40 - 44 - 45 - 54. O prêmio está estimado para R$ 72 milhões no próximo sor...
Eleições presidenciais já têm quatro candidatos confirmados Ciro Gomes, com a neta no colo, confirmou candidatura a Presidente da República. Foto: Divulgação Nos primeiros três dias de convenções nacionais, quatro candidatos a presidente da República foram confirmados pelos partidos políticos: Ciro Gomes (PDT), Paulo Rabello de C...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook