26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Barcos PAI “Todos Pela Vida” vão atender Parintins, Maués e comunidades indígenas de Borba

Publicado em 18 de setembro, 2017

Barcos estarão levando atendimento social, de saúde e de cidadania, de 19 a 27 de setembro, para as cidades de Parintins, Maués e Borba, indo até comunidades indígenas. Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e parceiros vai levar, entre os dias 19 e 27 de setembro, serviços sociais, de cidadania e saúde para os municípios de Parintins, Maués (sede e comunidade indígena Osório da Fonseca) e Borba, sendo que neste último, especialmente, a quatro comunidades indígenas (Koatá Laranjal, Foz do Canumã, Mucajaí do Mari Mari e Cacoal).

Os atendimentos serão realizados de 8h às 17h dentro das embarcações que vão emitir documentação (Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho); realizar atendimentos previdenciário (orientação e análise para aposentadoria, pensão, auxílio doença e maternidade, etc), médico, odontológico, jurídico e às mulheres em situação de violência (roda de conversa, oficinas, panfletagem, orientação) e em terra haverá abordagem social de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes com entrega de material informativo e orientação dos técnicos.

A secretária da Sejusc, Graça Prola explica que a exemplo do que aconteceu na ação no município Iranduba, na última sexta-feira e último fim de semana (15, 16 e 17/09) o objetivo do evento é garantir e consolidar direitos humanos aos moradores da região abordada.

“São serviços que fazem a diferença na vida das pessoas em todos os aspectos. Em variados casos, um idoso não tem acesso a previdência por falta de documentação e podemos resolver isso na hora. Outra questão é a da saúde. Oferecemos a consulta e os remédios que são mais prescritos. Além disso, aproveitamos para informar e sensibilizar a população sobre questões como violência contra mulheres, crianças e adolescentes como forma de prevenção”.

 

Veja a programação em cada município:

Parintins

Barco PAI Todos Pela Vida I

19 a 23/09 – 08h às 17h

Terminal Hidroviário de Parintins

Maués

Barco PAI Todos Pela Vida I

24 a 28/09 – 08h às 17h

Estação Hidroviária de Maués

Borba/Comunidades Indígenas

Barco PAI Todos Pela Vida III

20 a 28/09 – 08h às 17h

Comunidades

Koatá Laranjal – 20 a 21/09

Foz do Canumã – 22/09

Mucajaí do Mari Mari – 23 a 25/09

Osório da Fonseca (Maués) – 26/09

Cacoal – 27/09

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.