Destaque das tropas federais para o Amazonas ainda depende de ato do Palácio

Ao todo, 2.490 homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica constam do pedido de tropas federais para atuar na segurança do pleito no Amazonas. Foto: Arquivo

Com a eleição suplementar encaminhada e entrando na reta final para realização do pleito, no dia 6 de agosto (primeiro turno), um ponto crítico que ainda precisa ser resolvido nas próximas horas é quanto ao envio de tropas federais para o Amazonas pelo Ministério da Defesa.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) aprovou o pedido e encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em tempo hábil, mas até a manhã desta segunda-feira (24) o Ministério da Defesa não havia informado sobre o deslocamento das tropas.

Ao todo, serão 2.490 homens das tropas federais para atender o Estado, com 1.890 do Exército Brasileiro, 325 da Marinha e 275 da Aeronáutica. Também estarão atuando em toda cidade amazonense 2.147 policiais militares, 90 civis e 95 da Polícia Federal.

Segundo o diretor geral do TRE-AM, Messias Andrade, falta um ato administrativo do presidente Michel Temer para a liberação das tropas. “A demanda já está no Palácio da Alvorada, esperando a assinatura do ato, que informa o pedido ao Ministério da Defesa, para que o TSE libere os recursos necessários”, explica Andrade. As tropas federais devem começar os deslocamentos até a próxima sexta-feira (28) em razão da logística e das distâncias aos municípios.

“Todos os Municípios e a capital terão policiamento durante o pleito e o pedido de tropas federais é baseado no histórico de violência e tumulto já registrados em eleições passadas nos locais”, explica o secretário judiciário do Tribunal Regional, Waldiney Siqueira.

Vão receber apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica as cidades de Amaturá, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Coari, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

Pela primeira vez a Aeronáutica estará em Manacapuru e a Marinha em Itacoatiara. O Exército reforçará a segurança do pleito nos demais Municípios listados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *