Candidatos retomam campanha e TRE não confirma início do horário eleitoral gratuito

O presidente do TRE, desembargador Yedo Simões, recebeu oficialmente na manhã desta sexta-feira, 7, o comunicado sobre decisão do STF, que retoma o pleito de agosto. Foto: Arquivo

Oito dias após terem deixado em suspensão suas campanhas, os candidatos ao Governo do Amazonas, voltam a se movimentar visando as eleições de agosto. Ainda na manhã desta sexta-feira (7), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) recebeu oficialmente o comunicado do Supremo Tribunal Federal (STF), quanto à decisão do ministro Celso de Mello, que restabeleceu o pleito direto para o Estado.

A campanha eleitoral está liberada, segundo a assessoria do órgão, conforme entendimento também do procurador regional eleitoral do Amazonas, Victor Riccely, que esteve reunido hoje com o presidente do TRE, desembargador Yedo Simões. A assessoria não soube informar como será reprogramado ou se está mantido o plano de mídia da propaganda eleitoral gratuita, que deveria iniciar na segunda-feira, dia 10, na rádio e TV.

A coligação “União pelo Amazonas”, que tem o senador Eduardo Braga (PMDB) e o vice Marcelo Ramos (PR), já está retomando as atividades normais de campanha, mobilizando a militância partidária e remarcando compromissos dos candidatos. Segundo a assessoria da chapa, nos próximos 31 dias a equipe estará empenhada em mostrar à população as propostas de Braga e Marcelo para “tirar o Amazonas da crise”. Em sua rede social, ainda na noite de ontem, Marcelo Ramos falou que “nós não desistimos em momento algum de lutar pelo legítimo e soberano direito do povo do Amazonas escolher o próximo governador”.

O ex-governador Amazonino Mendes (PDT), da chapa “Movimento pela reconstrução do Amazonas”, por nota da assessoria, aguardaria notificação oficial do TRE para movimentar a campanha, assim como receber novas orientações quanto à retomada do pleito.

Finalizar os programas de TV e priorizar as ações de grande público são o foco do candidato Marcelo Serafim (PSB), da coligação “Coragem e atitude para mudar o Amazonas”. Para Serafim é preciso reconhecer que “houve um enorme prejuízo para as campanhas com menos estrutura nesse momento”: “Paramos uma semana todas as produções para não termos mais gastos, enquanto os candidatos com grande poderio econômico-financeiro mantiveram suas estruturas a todo vapor”, falou.

Já o vereador Wilker Barreto, que concorre pelo PHS, agendou para sexta reunião interna a fim de mobilizar a equipe de campanha, além de fazer consulta ao tribunal sobre o processo eleitoral a partir de agora. “O PHS sempre defendeu as eleições diretas por entender que o justo é que a população exerça o direito de escolher o seu governante. A sigla acredita que as próximas 48 horas serão decisivas para a reorganização e retomada da campanha nas ruas”, disse Wilker, garantindo que apesar da suspensão provisória, retorna com o mesmo otimismo.

“E reforço meu pedido à imprensa para que possa dar sequência à sua programação de debates e entrevistas a fim de que a população realmente tenha conhecimento das propostas dos candidatos. A população não pode ficar restrita a programas eleitorais que mostram um Amazonas que sabemos não existir”, comentou o candidato.

“Estamos resolvendo imediatamente a gravação do programa de TV, que deve ir ao ar na segunda-feira (10) caso seja mantido o calendário estabelecido pela justiça eleitoral antes da liminar que suspendeu o processo eleitoral”, disse a jornalista Liliane Araújo, do PPS. A coordenação de campanha deve se reunir com apoiadores e equipes de trabalho para iniciar as atividades de rua com panfletagem nos bairros, adesivagem nos semáforos e bandeiras nos cruzamentos. “Até segunda devemos estar com tudo nas ruas”, falou a candidata.

Da coligação “O começo de uma grande mudança”, Luiz Castro (Rede) retomou imediatamente os trabalhos, uma vez que a equipe é pequena. “Vamos trabalhar basicamente com a internet, mas já estamos definindo a confecção de material de propaganda, vídeos, contatos com apoiadores do interior e da capital, além de reuniões com lideranças do movimento social”, afirmou.

A candidata da coligação “Coragem para renovar”, ex-deputada federal Rebecca Garcia (PP), afirmou que recomeça a campanha às eleições ao governo do Amazonas “com a determinação e a força de quem deseja, de verdade, trabalhar para tirar o Amazonas da crise em que se encontra e colocá-lo no caminho do crescimento e da esperança”. Rebecca também disse que a decisão do STF acaba com o clima de incertezas e “assegura ao amazonense o direito de decidir seu próprio destino”.

“Perdemos um tempo precioso, mas não nos faltam nem coragem, nem humildade. Quem vai mudar o Amazonas são os próprios amazonenses, que não querem mais ficar presos ao passado”, disse Rebecca Garcia ao afirmar que “com a graça de Deus, vamos trabalhar, durante e após as eleições, para garantir que o Amazonas tenha um governo à altura do seu povo e dos seus sonhos”.

Para o petista José Ricardo Wendling, a Justiça deve dar segurança à população e garantir o seu direito de escolher o governador, para que se busque uma solução para crise que o Amazonas vive, gerando emprego e renda e dando prioridade à saúde, educação e segurança.

“Somente um Governo que combata a corrupção pode fazer isso. Um governo ‘Ficha Limpa’ que tire o Amazonas desse atraso em que vive há mais de 35 anos, governado por um mesmo grupo político que apenas se reveza no poder. Defendemos e queremos a eleição direta para trazer a chance de uma nova política para vencer a crise e construir um futuro melhor, levando desenvolvimento para a capital e também para o interior do Estado”, declarou José Ricardo.

Ele lembrou que a Justiça Eleitoral já teve gastos extraordinários, mais de R$ 6 milhões, nesse processo eleitoral suplementar, além dos gastos dos partidos e candidatos. “É o dinheiro do povo que já foi gasto para fazer uma eleição. E o povo do Amazonas tem o direito de escolher seu governador e seu destino”.

Até o fechamento da matéria, a assessoria do candidato Jadel Deltrudes (PPL) não enviou posicionamento sobre sua campanha.

 

Atualizada às 12h30

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *