07/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Candidatos retomam campanha e TRE não confirma início do horário eleitoral gratuito

Publicado em 07 de julho, 2017

O presidente do TRE, desembargador Yedo Simões, recebeu oficialmente na manhã desta sexta-feira, 7, o comunicado sobre decisão do STF, que retoma o pleito de agosto. Foto: Arquivo

Oito dias após terem deixado em suspensão suas campanhas, os candidatos ao Governo do Amazonas, voltam a se movimentar visando as eleições de agosto. Ainda na manhã desta sexta-feira (7), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) recebeu oficialmente o comunicado do Supremo Tribunal Federal (STF), quanto à decisão do ministro Celso de Mello, que restabeleceu o pleito direto para o Estado.

A campanha eleitoral está liberada, segundo a assessoria do órgão, conforme entendimento também do procurador regional eleitoral do Amazonas, Victor Riccely, que esteve reunido hoje com o presidente do TRE, desembargador Yedo Simões. A assessoria não soube informar como será reprogramado ou se está mantido o plano de mídia da propaganda eleitoral gratuita, que deveria iniciar na segunda-feira, dia 10, na rádio e TV.

A coligação “União pelo Amazonas”, que tem o senador Eduardo Braga (PMDB) e o vice Marcelo Ramos (PR), já está retomando as atividades normais de campanha, mobilizando a militância partidária e remarcando compromissos dos candidatos. Segundo a assessoria da chapa, nos próximos 31 dias a equipe estará empenhada em mostrar à população as propostas de Braga e Marcelo para “tirar o Amazonas da crise”. Em sua rede social, ainda na noite de ontem, Marcelo Ramos falou que “nós não desistimos em momento algum de lutar pelo legítimo e soberano direito do povo do Amazonas escolher o próximo governador”.

O ex-governador Amazonino Mendes (PDT), da chapa “Movimento pela reconstrução do Amazonas”, por nota da assessoria, aguardaria notificação oficial do TRE para movimentar a campanha, assim como receber novas orientações quanto à retomada do pleito.

Finalizar os programas de TV e priorizar as ações de grande público são o foco do candidato Marcelo Serafim (PSB), da coligação “Coragem e atitude para mudar o Amazonas”. Para Serafim é preciso reconhecer que “houve um enorme prejuízo para as campanhas com menos estrutura nesse momento”: “Paramos uma semana todas as produções para não termos mais gastos, enquanto os candidatos com grande poderio econômico-financeiro mantiveram suas estruturas a todo vapor”, falou.

Já o vereador Wilker Barreto, que concorre pelo PHS, agendou para sexta reunião interna a fim de mobilizar a equipe de campanha, além de fazer consulta ao tribunal sobre o processo eleitoral a partir de agora. “O PHS sempre defendeu as eleições diretas por entender que o justo é que a população exerça o direito de escolher o seu governante. A sigla acredita que as próximas 48 horas serão decisivas para a reorganização e retomada da campanha nas ruas”, disse Wilker, garantindo que apesar da suspensão provisória, retorna com o mesmo otimismo.

“E reforço meu pedido à imprensa para que possa dar sequência à sua programação de debates e entrevistas a fim de que a população realmente tenha conhecimento das propostas dos candidatos. A população não pode ficar restrita a programas eleitorais que mostram um Amazonas que sabemos não existir”, comentou o candidato.

“Estamos resolvendo imediatamente a gravação do programa de TV, que deve ir ao ar na segunda-feira (10) caso seja mantido o calendário estabelecido pela justiça eleitoral antes da liminar que suspendeu o processo eleitoral”, disse a jornalista Liliane Araújo, do PPS. A coordenação de campanha deve se reunir com apoiadores e equipes de trabalho para iniciar as atividades de rua com panfletagem nos bairros, adesivagem nos semáforos e bandeiras nos cruzamentos. “Até segunda devemos estar com tudo nas ruas”, falou a candidata.

Da coligação “O começo de uma grande mudança”, Luiz Castro (Rede) retomou imediatamente os trabalhos, uma vez que a equipe é pequena. “Vamos trabalhar basicamente com a internet, mas já estamos definindo a confecção de material de propaganda, vídeos, contatos com apoiadores do interior e da capital, além de reuniões com lideranças do movimento social”, afirmou.

A candidata da coligação “Coragem para renovar”, ex-deputada federal Rebecca Garcia (PP), afirmou que recomeça a campanha às eleições ao governo do Amazonas “com a determinação e a força de quem deseja, de verdade, trabalhar para tirar o Amazonas da crise em que se encontra e colocá-lo no caminho do crescimento e da esperança”. Rebecca também disse que a decisão do STF acaba com o clima de incertezas e “assegura ao amazonense o direito de decidir seu próprio destino”.

“Perdemos um tempo precioso, mas não nos faltam nem coragem, nem humildade. Quem vai mudar o Amazonas são os próprios amazonenses, que não querem mais ficar presos ao passado”, disse Rebecca Garcia ao afirmar que “com a graça de Deus, vamos trabalhar, durante e após as eleições, para garantir que o Amazonas tenha um governo à altura do seu povo e dos seus sonhos”.

Para o petista José Ricardo Wendling, a Justiça deve dar segurança à população e garantir o seu direito de escolher o governador, para que se busque uma solução para crise que o Amazonas vive, gerando emprego e renda e dando prioridade à saúde, educação e segurança.

“Somente um Governo que combata a corrupção pode fazer isso. Um governo ‘Ficha Limpa’ que tire o Amazonas desse atraso em que vive há mais de 35 anos, governado por um mesmo grupo político que apenas se reveza no poder. Defendemos e queremos a eleição direta para trazer a chance de uma nova política para vencer a crise e construir um futuro melhor, levando desenvolvimento para a capital e também para o interior do Estado”, declarou José Ricardo.

Ele lembrou que a Justiça Eleitoral já teve gastos extraordinários, mais de R$ 6 milhões, nesse processo eleitoral suplementar, além dos gastos dos partidos e candidatos. “É o dinheiro do povo que já foi gasto para fazer uma eleição. E o povo do Amazonas tem o direito de escolher seu governador e seu destino”.

Até o fechamento da matéria, a assessoria do candidato Jadel Deltrudes (PPL) não enviou posicionamento sobre sua campanha.

 

Atualizada às 12h30

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.