
O superintendente da SMTU, Thiago Balbi, disse que o recadastro e cadastro da meia passagem será apenas pela Internet. Foto. Altemar Alcantara/Semcom
O processo de cadastro e recadastro do benefício da meia-passagem estudantil deste ano ocorrerá no período de 16 de janeiro a 28 de fevereiro. Semelhante ao que aconteceu no ano passado, tanto o recadastro como o cadastro serão realizados pela Internet, por meio do site: http://estudantes.manaus.am.gov.br.
Mesmo o prazo do recadastro e cadastro deste ano ter sido estendido até o dia 28 de fevereiro, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) garante que os estudantes não terão dificuldades para comprar suas cotas de férias nesse período. A partir de 1º março de 2017, os que fizeram o seu cadastro/ recadastro e que obtiveram a confirmação da instituição de ensino em que estão matriculados passarão a comprar a quantidade de créditos referente as suas atividades acadêmicas.
Vale lembrar que a meia passagem paga em dinheiro não é mais aceita nos coletivos e o estudante que não se recadastrar ficará impedido de comprar novos créditos para o seu cartão, até regularizar a situação no site do estudante. O aluno só poderá passar na catraca apresentando o cartão de estudante com pelo menos um crédito.
O superintendente da SMTU, Thiago Balbi, explica que o objetivo de fazer o recadastro e cadastro apenas pela Internet é dar mais comodidade aos beneficiários.
“Gradativamente, fomos incluindo o processo de cadastro pela Internet. Ano passado já foi dada essa possibilidade, sendo que ainda podia ser feito nos postos do Sinetram. Esse ano será exclusivamente pela Internet o que deve poupar tempo daqueles que vão começar a utilizar a meia passagem. Acreditamos que não haverá problemas, visto que o procedimento é simples”, afirmou.
Balbi orientou ainda aos estudantes a buscarem tirar foto com boa qualidade para não haver problemas no reconhecimento feito pela Biometria Facial nos ônibus do transporte coletivo.
Orientações
A Prefeitura de Manaus convoca os estudantes que já são cadastrados no sistema da meia passagem a atualizarem seus dados escolares e aqueles que irão realizar o primeiro cadastro a estarem atentos aos seguintes procedimentos:
Lan Houses
Para quem não possui Internet em casa, será disponibilizado o acesso gratuito ao site do estudante em 15 Lan Houses credenciadas pela prefeitura e localizadas em todas as zonas da cidade. Os endereços das lan houses conveniadas estará disponível no mesmo site do recadastramento (http://estudantes.manaus.am.gov.br/lanhouses.php).