30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Previdência de Manaus é reconhecida por boas práticas de gestão

Publicado em 10 de outubro, 2016

A Previdência de Manaus está entre as 10 instituições de grande porte do País que tiveram sua boa gestão reconhecida e, por isso, está na lista dos órgãos que obtiveram o prêmio “Boas Práticas de Gestão Previdenciária”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem).

Em sua sétima versão, a associação divulgou o resultado do prêmio nesta segunda-feira, 10, num total de 44 participações de unidades gestoras de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), divididas nas categorias grande, médio e pequeno porte.

A cerimônia da premiação acontecerá no próximo dia 8, durante o 16° Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, a ser realizado em Vitória (ES), no período de 7 a 9 de novembro. “O prêmio é o reconhecimento da associação da forma de gerir com responsabilidade e austeridade da Manaus Previdência”, enfatizou o diretor-presidente da autarquia, Marcelo Magaldi.

Na categoria Grande Porte, onde concorreu a Manaus Previdência, se inscreveram 16 RPPS. Destes, quatro não obtiveram classificação, entre elas, as previdências dos Estados do Espírito Santo e de Rondônia. E outras, de Estados e municípios de maior envergadura, sequer se inscreveram.

Entre os critérios para a habilitação, estão o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), emitido administrativamente e válido no ato da inscrição, e a comprovação de boas práticas de gestão. A previdência de Manaus obteve o sétimo lugar.

O prêmio visa estimular as unidades gestoras de RPPS a desenvolveram boas práticas de gestão, por meio de ações que otimizem seu desempenho, assim como a de garantir ou recuperar a confiabilidade junto aos seus servidores, segurados, clientes, fornecedores e sociedade em geral. Atualmente o Brasil possui mais de 2 mil RPPS segundo o Ministério da Previdência.

A chefe de setor da Assessoria Técnica (Astec), a administradora Márcia Assunção, destaca que estar entre as 10 RPPS do Brasil com reconhecida boa gestão significa valorizar a marca Manaus Previdência, ganhar confiabilidade junto aos setores que atua e, principalmente, estar no rumo do alcance da visão da autarquia, que é disseminar a cultura previdenciária entre os servidores públicos do município de Manaus e ser referência nacional como instituição gestora de previdência até 2020.

“Obtivemos o sétimo lugar no ranking da Aneprem e nossa meta, em 2017, é estar entre os três primeiros. Também estamos preparando a nossa participação em outros prêmios, como o Pró-Gestão e o Programa de Qualidade do Amazonas, que avalia a gestão pública e afins”, disse.

Em curto prazo, a administradora adianta que a previdência manauense vai intensificar as boas práticas adotadas, fazer refinamentos periodicamente a fim de aprimorar aquelas que ainda não estão maduras, trabalhar para implementar novas práticas, e inovar no que for necessário. “É um plano de ações que será adotado a fim de implementarmos as práticas ainda não adotadas e apontadas pelo prêmio, com datas definidas, responsáveis e custos”, finalizou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.