JEAS têm última seletiva do interior e inscrições para a etapa final estão abertas

Depois de movimentar 61 municípios e aproximadamente 100 mil alunos, os Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) seguem para sua última seletiva de polo, nesta terça-feira, dia 28, em Iranduba, a 19,89 quilômetros de Manaus, no Ginásio Municipal Josué Araújo de Almeida, s/n, Centro. As modalidades em disputa serão de Futsal, Handebol e Vôlei, das 8h às 16h. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Iranduba, aliás, fecha a competição com “chave de ouro”, ao registrar o maior número de atletas participantes, 1.500 no total, dos três mil que se concentraram desde o dia 15 de maio em Silves, Humaitá, Coari, Barcelos e Parintins, quando iniciou a seletiva.

Após o interior, a peneira começou nas escolas estaduais, municipais e instituições federais da capital. Nesta segunda etapa, em média 280 colégios participaram. “As seletivas no interior envolveram os 61 municípios e os atletas se concentraram nos seis polos para as disputas. Em Silves, a abertura foi quase no final de maio e Iranduba foi o local mais escolhido pelos atletas dos outros municípios. Todas as competições foram muito boas e o nível técnico esteve excelente”, explicou a gerente do JEAs, professora Lilian Valente.

Inscrições abertas para a final

Com a realização da última seletiva em Iranduba, toda a comunidade escolar ficará conhecendo aqueles que se classificaram para a etapa final da competição, que ocorre em Manaus de 21 a 30 de julho, e reúne quatro mil pessoas. Para garantir a participação, no entanto, não basta apenas ter subido ao pódio nas seletivas, é necessário realizar inscrição – que é gratuita – até o dia 8 de julho, na Arena Amadeu Teixeira, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul, na sala de Departamento de Esporte, em horário comercial (8h às 17h).

“A final em Manaus reúne tanto as modalidade coletivas, quando individuais, e o atleta tem que ficar atento às inscrições, caso contrário ele é desclassificado. O congresso técnico está previsto para 12 de julho e a abertura oficial da final acontece no dia 20 de julho, na Arena Amadeu Teixeira”, explicou Valente.

Ao todo, são 16 modalidades em disputa no torneio interescolar, sendo Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia Xadrez, Jiu-Jítsu e Futebol, essas dois últimos esportes são inéditos na competição. As categorias disponíveis são infantil (de 9 a 11 anos) e juvenil (de 15 a 17).

Os campeões da categoria Infantil disputam os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 20 a 29 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil disputarão a mesma edição do torneio em novembro, na mesma capital, de 10 a 19 de novembro.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *