27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Mutirões de limpeza já recolheram mais de 70 mil toneladas de lixo em cinco meses

Publicado em 07 de julho, 2015

Vinte e cinco bairros já receberam o serviço de mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus, no período de janeiro a maio deste ano. Além deles, mais de 100 localidades foram atendidas com a blitz da coleta mecanizada, que detecta acúmulos irregulares de resíduos e remove para o Aterro Municipal. Em cinco meses, o serviço de mutirão de limpeza, coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) recolheu 70.938 toneladas de resíduos sólidos, com taxa média de 25 toneladas por km e 10.582 toneladas por hectare.

Contando com uma equipe de 300 servidores, divididos em grupos que cobrem todas as áreas urbanas da cidade, o serviço envolve capinação, varrição, coleta de lixo pesado e remoção mecanizada. O trabalho é realizado com quatro pás carregadeiras e 20 caçambas.

Esta semana, o serviço de mutirão chegou ao bairro do São Raimundo, após passar pelo Santo Antônio – ambos na zona Oeste. As equipes da Semulsp estão no local e devem estender os trabalhos por mais 15 dias. “Os mutirões de lixo ajudam a melhorar a qualidade de vida dos moradores e do ambiente onde vivem, pois retiram resíduos que poderiam parar nas ruas e igarapés”, avalia o subsecretário Operacional, José Rebouças.

Essa modalidade de limpeza recolhe o lixo pesado que, normalmente, não é coletado diariamente junto ao resíduo domiciliar. “É a oportunidade para que a população dê a destinação final correta para lixos maiores e entulhos. A ideia é não apenas levar o lixo, mas ensinar a população que esse resíduo não pode ser descartado em qualquer local”, explicou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

O bairro São Raimundo conta com mais de 16 mil moradores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após o término do serviço no São Raimundo, os trabalhadores da Semulsp iniciarão novo mutirão no bairro da Glória.

Alerta

A Semulsp segue programação mensal de mutirões previamente planejados. A meta é alcançar todos os bairros de Manaus até o final do ano e cobrir outras centenas de localidades com as blitz de coleta mecanizada. No entanto, fiscais da Prefeitura de Manaus têm identificado situações irregulares de descarte inoportuno de entulhos sob a coordenação de grupos desconhecidos. “Queremos alertar à população para carros de som que passam em alguns bairros de Manaus convocando os moradores a descartar nas ruas seus entulhos sem o conhecimento da Semulsp. Isso atrapalha o andamento dos serviços públicos”, alertou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.

Esta semana, o problema surgiu no Parque São Pedro, conhecido como antiga Carbrás, zona Oeste, onde os moradores foram induzidos a descartar seus entulhos que acabaram acumulados nas ruas, já que a Semulsp não tinha conhecimento do fato.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.