02/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Nova secretária municipal de Educação assume com meta de colocar Manaus entre as 10 melhores do Ideb

Publicado em 24 de março, 2015

O prefeito Arthur Virgílio Neto deu posse oficialmente, nesta terça-feira, à nova secretária municipal de Educação, Kátia Helena Schweickardt, nomeada no último dia 20. A cerimônia foi no Parque Municipal do Mindu e reuniu, além dos gestores e professores da rede municipal de ensino, secretários e vereadores.

Ex-secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Helena Schweickardt deixou a pasta após convite do prefeito para assumir a secretaria de Educação. Ela disse estar preparada para o desafio e garantiu empenho ao máximo para alcançar as metas da prefeitura voltadas à área.

“É um desafio grande, mas eu estou preparada. Minha formação, minha experiência, meu compromisso e espírito público, aliados a confiança do prefeito, ao apoio dos professores, dos servidores e da sociedade possibilitarão trabalhar a educação como um instrumento de cidadania plena”, disse a nova secretária de Educação.katia_avn

Ao finalizar seu discurso, Kátia agradeceu o apoio que está recebendo dos educadores e disse que está aberta ao diálogo para buscar melhorias para a categoria, que ela qualifica como o fator principal para que a Semed desenvolva um trabalho de qualidade.

“Agradeço, sobretudo, a confiança dos militantes da educação no município de Manaus e dedico esse grande esforço, aceitando este honroso convite como uma homenagem minha, aqueles que acreditam que é possível construir a partir da Educação uma nova consciência planetária, um novo homem e uma nova mulher”,  finalizou a secretária.

O prefeito atribuiu a escolha de Kátia Schweickardt para a secretaria de Educação ao trabalho desempenhado por ela a frente da Semmas e por sua capacidade técnica. “Ela teve êxito dirigindo o órgão, estruturando uma secretaria verdadeiramente respeitada hoje. Eu imagino e tenho uma enorme esperança de que vamos apresentar uma nova realidade ao fim da gestão da Kátia”, explicou.

O prefeito lembrou que a meta de colocar Manaus entre as dez melhores cidades no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) continua e se faz necessária para fortalecer a educação no município.

“Já melhoramos de maneira significativa, mas não ao ponto de nos darmos por satisfeitos, porque a Manaus que eu peguei tinha uma posição ridícula em relação às grandes capitais e até mesmo em relação a cidades do interior do Amazonas”, disse o prefeito.

Em 2011, Manaus ocupava a vigésima posição em relação ao ensino de 1º ao 5º ano, o que resultava em um índice de 4.1. Em 2013, esse índice subiu para 4.6, colocando Manaus na 13º posição representando um crescimento de 12%.

Em relação aos alunos do 6º ao 9º ano, Manaus também saiu do 20º lugar para o 17º, aumentando o índice de 3.1 para 3.4, o que representou um crescimento de 9.6%.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.