A Arena da Amazônia foi escolhida a segunda melhor do mundo construída em 2014, por um júri especializado convidado pelo site StadiumDB.com. A arena, que recebeu jogos do Mundial de Futebol em 2014, recebeu pontuação final de 7.346. A maior pontuação foi pelo Impacto Visual, de 8.083, seguido de Inovação (7.667), Relação com o Entorno (6.833) e custo-benefício, 6.800.

O impacto visual foi o item que recebeu melhor pontuação na avaliação da Arena da Amazônia. Foto: Alex Pazuello/Agecom.
Em matéria postada no site StadiumDB.com, um dos membros do júri, Mike Bell, diz que a Arena da Amazônia é um dos seus estádios favoritos. “Este é um design inovador que, provavelmente, será copiado. Possui uma maravilhosa claridade de padrão por dentro e por fora. É um grandioso gesto estrutural, o qual faz contato com o chão de uma forma que o público pode tocá-lo e interagir com ele. É um dos meus estádios favoritos”, disse Mike Bell.
O membro brasileiro do júri, Bruno Campos, comentou na matéria que, apesar de Manaus ter demolido um estádio de quase 40 anos (o “Vivaldão”, projetado pelo arquiteto Severiano Porto), a GMP Architekten (empresa que criou o projeto da Arena) o substituiu por uma “gema belíssima”. “A simplicidade e a claridade do novo estádio compõem uma grande realização de arquitetura, impecável e poderosa, no coração do Amazonas”, comenta Bruno Campos.
O Stadium DB é um site especializado em arenas, acompanha a construção de 158 arenas pelo mundo e tem um banco de dados de 1.500 estádios. Além de promover competições entre todos os estádios do mundo, o site divulga relatórios frequentes com análises de público. O vencedor eleito pelo júri de especialistas foi o Hazza Bin Zayed Stadium, que fica nos Emirados Árabes Unidos.
Olimpíadas
O governador em exercício do Amazonas, Henrique Oliveira, disse que a escolha da Arena da Amazônia como segunda melhor do mundo fará parte dos argumentos do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para que a capital se confirme como uma das seis “Cidades do Futebol”, que sediarão jogos de futebol das Olimpíadas Rio 2016. Para o governador em exercício, o reconhecimento do estádio também comprova que o trabalho feito pelo Governo e Prefeitura durante a Copa do Mundo FIFA 2014 alcançou boa repercussão.
“Estamos aguardando uma resposta da FIFA sobre a confirmação de Manaus como sede das Olimpíadas, para que o governador José Melo e o prefeito Arthur Neto possam ir até a Suíça. A própria FIFA reconheceu que a Arena da Amazônia é uma das mais belas do mundo e que o Amazonas foi um dos Estados que melhor recebeu os visitantes durante a Copa do Mundo. Estamos certos que a FIFA levará em conta essas credenciais”, disse o governador em exercício.
Caso Manaus seja confirmada como cidade olímpica, segundo Henrique Oliveira, Governo e Prefeitura estão preparados para realizar um grande evento que, além de atrair turistas, representará oportunidades para vários setores econômicos. Ele afirmou também que alguns fatores alegados como calor e distância não são obstáculos para a realização dos jogos em Manaus.
“Essa questão do calor já foi desmitificada. Nós temos o calor humano. Estados Unidos e Portugal jogaram aqui e não reclamaram. Na questão da distância isso é relativo já que com o avião ela é mínima. As Olimpíadas serão no Brasil e nada mais justo de fazer aqui. O mundo quer conhecer a Amazônia, quer conhecer nossas belezas. É também uma oportunidade única para o povo do Amazonas, de fomentar o turismo e trazer renda nos próximos anos”.
Stadium of the Year 2014 (Estádio do Ano 2014), de acordo com o Jury Vote Award (Prêmio do Júri).
Pontuação da Arena da Amazônia (segundo lugar)
Resultado final: 7.346.
Impacto visual: 8.083.
Relação com o entorno: 6.833.
Inovação: 7.667.
Custo-benefício: 6.800
Ponturação do Hazza Bin Zayed Stadium, dos Emirados Árabes (primeiro lugar)
Resultado final: 7.850
Impacto visual: 9.000.
Relação com o entorno: 7.000.
Inovação: 8.500.
Custo-benefício: 6.900.
Veja mais notícias em Esporte