A Campanha de imunização contra o Sarampo está suspensa em todo o Amazonas. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (18), por meio de nota técnica conjunta, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O documento recomenda a suspensão, no Estado, do uso da vacina Tríplice Viral produzida pelo Laboratório Serum Institute of Indian Ltda. A imunização começou no dia oito deste mês e iria até o próximo dia 28 de novembro.
De acordo com a nota técnica, a medida foi tomada após o registro de casos adversos, acima do esperado, em crianças que receberam a vacina na capital. Uma investigação caso a caso, foi realizada pelo Centro de Referências de Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Estado. A análise verificou que os registros estão relacionados à vacina produzida pelo Laboratório Serum.
“O Amazonas reconhece a importância da campanha de seguimento do Sarampo, entretanto, tem a responsabilidade de minimizar o risco de exposição (das crianças) a eventos adversos até que esta relação (entre a vacina do Serum e os casos de reação) seja esclarecida”, destaca a nota conjunta. Com a decisão, fica interrompida a campanha de imunização contra o Sarampo que pretendia alcançar, 344,1 mil crianças, neste ano, no Estado.
A recomendação não afeta o andamento da campanha de vacinação contra a Poliomielite, que prossegue normalmente.
Veja mais notícias em Geral