10/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Marcelo Ramos defende a criação de alternativas regionais para merenda escolar

Publicado em 27 de agosto, 2014

A criação de alternativas para acabar com a desnutrição das crianças amazonenses,  foi o assunto abordado pelo deputado estadual Marcelo Ramos (PSB), no pequeno expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), quando defendeu que o Estado faça parcerias, principalmente com a pastoral da juventude (entidade da igreja católica), para erradicar a desnutrição infantil.

Ramos recordou que o Brasil, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), praticamente erradicou a desnutrição e citou os números, porém no Amazonas a situação não é das melhores. “Nosso país tem uma média de 2,9% de crianças desnutrida até dois anos de idade, o Amazonas tem uma média de 8,5%, em Manaus, e 11,5% no interior do Estado”, apontou.

Segundo ele, uma das coisas que faltam às crianças desnutridas do Amazonas é ferro. “Como é que num estado com tanto açaí deixa faltar ferro na alimentação das crianças?”, questionou, citando o caso do município de Tapauá, que apesar de ter inúmeras reservas de açaí (fonte rica em ferro), nas escolas o que existe para o lanche é biscoito recheado e achocolatado.

“É necessário que esse problema seja enfrentado com o auxílio das igrejas, católicas e evangélicas, que tem programas específicos para essa questão. O Estado precisa ser parceiro com quem já realiza esse trabalho, e temos que reconhecer que os muitos trabalhos sociais desenvolvidos por igrejas  são os caminhos mais ágeis para alongar os braços do Estado”, concluiu.

O parlamentar também ressaltou que  ao criar soluções para resolver a desnutrição infantil, oferecendo produtos que a natureza proporciona os nutrientes para combater  o problema, o Estado também criaria vetores de desenvolvimento das economias regionais.  “Se dermos condições do agricultor desenvolver suas plantações, com certeza, ele se tornará o fornecedor de alimentos às escolas e, com isso, a economia do município vai girar”, acentuou.

Ainda de acordo com o parlamentar, o Estado é muito rico, mas tem um povo pobre, pois os últimos governos concentram  essas riqueza nas mãos de poucos.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.