O ônibus da Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), estará presente nas zonas sul, leste e norte, três das mais populosas de Manaus (veja a programação abaixo) neste segundo semestre. Coordenado pelo juiz Alexandre Novaes, o programa que existe desde 2003 ajuda, principalmente, a desburocratizar causas de natureza consensual.
“Existe uma demanda reprimida, que não é absorvida porque muitas pessoas não têm acesso a advogados. Os serviços são feitos a custo zero, num procedimento rápido, via conciliação. A mobilidade que o atendimento itinerante permite é o sucesso do projeto. A itinerância está na moda, hoje são vários os órgãos públicos que oferecem este tipo de serviço”, explica Novaes.
Na Justiça Itinerante, o cidadão poderá ajuizar ações no valor de até 20 salários mínimos, sem advogado, na área cível (para cobrança de dívidas, indenização por danos materiais e morais, questões de direito do consumidor, entre outras) e ações de natureza consensual na área de família, como pensão alimentícia, divórcio, guarda de filhos e reconhecimento voluntário de paternidade.
As atividades são desenvolvidas com o auxílio de advogados voluntários, além de servidores do Tribunal.
Interior
A Justiça Itinerante, em 11 anos de atuação no Amazonas, já esteve em municípios como Iranduba, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Novo Airão, entre outros. Novaes destaca os benefícios do programa quando chega ao interior.
“A gente não movimenta processos em andamento. Recebemos demandas que deixam de ser formalizadas perante o poder judiciário formal. São situações que ainda não se transformaram em demandas judiciais. No interior, a Justiça Itinerante acaba servindo também como instrumento de pacificação social”, analisou.
Celeridade
Para descrever a rapidez com que são resolvidos os casos na Justiça Itinerante, o juiz Alexandre Novaes relembra um caso que aconteceu em Iranduba.
“Estávamos estacionados num determinado local e perto do ônibus, aconteceu um acidente de trânsito, uma colisão traseira. Quem teve o carro colidido foi ao ônibus, identificamos a outra parte, pedindo que comparecesse de imediato. Fizeram um acordo e houve início de pagamento ainda na audiência. Entre a ocorrência do acidente e a homologação do acordo, houve duas horas. Numa situação normal, poderia demorar entre três e seis meses. Tem outros casos como divórcios, sempre de natureza consensual, que demoram cerca de uma semana. É bastante brevidade comparada ao tempo da justiça formal”, revelou o juiz-coordenador.
Destaque na TV
Em 2012, o projeto Justiça Itinerante foi escolhido pela produção da TV Justiça, ligada ao Supremo Tribunal Federal (STF), para integrar um documentário que mostrou as boas experiências do Judiciário no Brasil. Foram apresentadas as ações do projeto no município de Autazes (a 110 quilômetros de Manaus em linha reta), além do trabalho similar desenvolvido por mais dois Estados brasileiros.
Confira onde estará a Justiça Itinerante neste segundo semestre:
21/07 a 1º de agosto – Praça da Polícia
04/08 a 23/08 – Bairro Educandos – Qd. Zulândio Pinheiro
25/08 a 29/08 – Praça da Polícia
01/09 a 30/09 – Bairro Mutirão – C.C.F.
01/10 a 31/10 – Praça da Polícia
03/11 a 22/11 – Bairro Zumbi – 2ª CIA de IF
24/11 a 28/11 – Praça da Polícia
01/12 a 20/12 – Bairro Cidade Nova – C.C.F.
Veja mais notícias em Cidade