08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projeto social oferece tratamento odontológico gratuito para jovens entre 11 e 17 anos em Manaus

Publicado em 17 de março, 2014

Oferecer tratamento odontológico gratuito para adolescentes de baixa renda, com idades entre 11 e 17 anos. Essa é a proposta da Oral-B e a Turma do Bem, que vão realizar dia 25 de março a maior triagem odontológica gratuita do mundo, que acontecerá simultaneamente em mais de 250 municípios do Brasil e em 10 países da América Latina e Portugal, incentivando os jovens participantes a torcerem pela seleção brasileira e mostrarem que são donos do melhor sorriso do mundo. Em Manaus, a triagem acontecerá para alunos das escolas selecionadas e  também no Centro Universitário UniNorte,  com atendimento aberto ao público.

A Clínica de Odontologia da UniNorte, onde será feita a triagem aberta ao público. Foto: Divulgação

A Clínica de Odontologia da UniNorte, onde será feita a triagem aberta ao público. Foto: Divulgação

O objetivo da ação é identificar adolescentes de baixa renda, com idades entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico. Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. Em 2013, a megaoperação atendeu 50 mil jovens e a expectativa é que um total de 60 mil jovens passem pela triagem de 2014, ano especial para os brasileiros, que acompanharão e torcerão de perto durante os jogos da Seleção, mostrando para o mundo sorrisos contagiantes.

“O projeto Dentista do Bem é um exemplo de ação social e de união da classe odontológica. Fazer uma triagem unificada em diversas cidades deixa o projeto mais forte e mostra que cada um fazendo um pouco, o resultado é imenso”, diz o Dr. Álvaro Cury, coordenador regional da megatriagem em Manaus, onde foram selecionados 124 jovens em 2013, que passaram a receber tratamento completo. “Colocar aparelho e ter um sorriso de artista de novela” era o maior sonho de Franciane Gomes de Oliveira antes de começar a ser atendida. “Ficava triste o tempo todo, não conseguia comer direito e tinha muita vergonha de rir. Agora (após começar o tratamento) sou mais alegre e me sinto mais bonita”, conta.

Desde que Oral-B se uniu ao Dentista do Bem, há quase dois anos, promovendo o maior movimento de dentistas do mundo para a melhoria da saúde bucal dos jovens, o projeto cresceu significativamente: foram mais de 20 mil jovens contemplados com tratamento odontológico gratuito e mais de 5 mil dentistas se tornaram voluntários e aderiram ao movimento. “A Oral-B estabelece uma relação muito próxima com dentistas, desde o desenvolvimento da renomada linha Oral-B Pro-Saúde, que é resultado de um grande trabalho realizado em conjunto com esses profissionais. Por isso temos muito orgulho em fazer parte desse projeto, que é o maior movimento de dentistas do mundo”, conta Danielle Panissa, diretora de Marketing de Oral-B no Brasil.

Para conhecer todas as cidades que receberão triagens no dia 25/03 e para mais informações sobre a maior triagem do mundo, acesse a página oficial da Turma do Bem (www.tdb.org.br) e o Facebook da Oral-B (https://www.facebook.com/oralbbrasil?fref=ts).  

Posto com atendimento aberto ao público:

UNINORTE

Rua Jonathas Pedrosa, 1.122 – Praça 14
Horário a confirmar

 

Sobre o Dentista do Bem

Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito.  Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 15 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.300 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.

O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. A seleção é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Os dentistas voluntários atendem os adolescentes selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo. Mais de 420 mil jovens passaram pelas triagens do projeto e 42 mil já foram encaminhados ao dentista. Mais informações em www.tdb.org.br.

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.