05/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Inep e Seduc iniciam inscrições para o exame nacional de certificação de jovens e adultos

Publicado em 17 de março, 2014

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará no mês de junho em todo o território nacional a edição 2014 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Com a aprovação no exame, pessoas com idade igual ou superior a 15 anos e residentes no Brasil poderão obter de imediato a certificação de conclusão do ensino fundamental. Para residentes no exterior, a aprovação garantirá também a certificação no ensino médio.

No Amazonas, com o apoio e parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o exame será aplicado no dia 1º de junho em Manaus e em mais cinco municípios do Amazonas: Humaitá, Manacapuru, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença.

Conforme a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, professora Tereza Praia, as inscrições iniciaram nesta segunda-feira (17 de março) e poderão ser realizadas até o próximo dia 31 via internet, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/

De acordo com Tereza Praia, alguns procedimentos devem ser adotados pelos interessados no momento da inscrição. “É necessário ao acessar o site que o candidato tenha em mãos o número de seu RG e CPF e o candidato informará o endereço de sua residência para onde será enviado posteriormente pelo Ministério da Educação o cartão de confirmação de inscrição constando o local e o horário em que será aplicada sua prova”, explicou.

A gerente acrescentou que a certificação é concedida pelas Secretarias Estaduais de Educação. Portanto, o candidato precisa indicar no momento da inscrição, a secretaria na qual pleiteará o documento.

A avaliação será composta de 120 questões objetivas (de múltipla escolha) sendo 30 questões de Matemática, 30 de História e Geografia, 30 de Ciências Naturais e 30 envolvendo Língua Portuguesa/Língua Estrangeira/Artes/Educação Física, além de Redação.

Para obter a aprovação no exame é necessário que o candidato seja bem sucedido em pelo menos 50% da prova.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.