04/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projeto vai oferecer jiu-jítsu como ferramenta pedagógica para quase mil alunos da Semed

Publicado em 21 de fevereiro, 2014

Aproximadamente mil alunos, de 3 a 14 anos, da rede municipal de ensino vão ter aulas de jiu-jítsu como ferramenta pedagógica, neste ano, por meio do Projeto Aprender, Conviver e Lutar.

Na manhã desta sexta-feira, 21 de fevereiro, o programa, que tem auxiliado no combate à evasão escolar, teve a aula inaugural realizada na quadra do Centro de Educação Infantil (Cmei) Padre Pedro Gabriel, na Rua Libertador, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. Os alunos do projeto colocaram quimonos e faixa e foram para o tatame.
O Aprender, Conviver e Lutar começou, em 2013, em três escolas e atendeu 265 alunos. O resultado do projeto foi tão positivo que, neste ano, o número de participantes mais que triplicou. Vão ser atendidos 960 estudantes de 3 a 14 anos, em oito escolas polos, distribuídas em todas as zonas de Manaus.

Segundo o secretário de Educação Humberto Michiles, a prática do esporte na escola trouxe uma melhoria significativa no rendimento escolar dos alunos e se mostrou eficaz no combate à evasão escolar, por isso houve o investimento para ampliação.

As aulas do Projeto Aprender, Conviver e Lutar são realizadas duas vezes na semana, com uma hora de duração cada, e dividida em três momentos. No primeiro, é feita a saudação inicial.

Em seguida é trabalhada a parte física com corrida, cabo de força e circuito com bolas e cones. A terceira e última etapa trabalha os golpes do jiu-jítsu, ensinados de acordo com a faixa-etária dos alunos.

O coordenador do projeto, professor Ronnie Melo, bicampeão brasileiro na categoria peso superpesado e atual campeão do Miami Open, acredita que o principal legado do Aprender, Conviver e Lutar não é formar campeões do esporte, mas campeões da vida.

O funcionário público Edmilson Freire, pai da estudante Eliana, de 6 anos, percebeu melhoras no comportamento da filha, após ela começar a praticar o esporte.

Todos os equipamentos necessários para as aulas são doados pela Prefeitura. Cada criança recebe seu quimono e as escolas são equipadas com tatames de qualidade e os professores são educadores físicos da Semed.

O projeto visa usar o jiu-jítsu para potencializar as habilidades mentais, sociais e motoras dos estudantes, e tem conseguido alcançar os objetivos propostos.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.