15/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Comissão Especial da Câmara aprova PEC sobre perda de mandato

Publicado em 19 de fevereiro, 2014

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisou a Proposta de Emenda à Constituição 18/2013, de autoria do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) e relatada pelo senador Eduardo Braga (PMDB/AM), aprovou nesta quarta-feira (19) por 12 votos a um o texto votado no Senado. A matéria agora será analisada em dois turnos pelo plenário da Câmara. A proposta torna imediata a perda do mandato parlamentar após condenação definitiva por improbidade administrativa ou quando condenação criminal indicar tal pena.

A PEC 18/2013 reforça o propósito de garantir maior transparência do Congresso e apurar com rigor crimes cometidos contra a administração pública. A proposta altera o artigo 55 da Constituição Federal, que atualmente determina que a perda de mandato deve ser decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta. Independente de uma decisão da Justiça pela cassação, a palavra final atualmente é do Legislativo.

O relatório de Eduardo Braga, que também incluiu o voto aberto para cassação de mandatos, foi aprovado no Senado no dia 11 de setembro passado. Segundo informações da Agência Câmara, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), disse que a PEC será votada em plenário no mês de março. Na Comissão Especial da Câmara, a matéria foi relatada pelo deputado Raul Henry (PMDB/PE).

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.