Domus Enogastronomia traz culinária do sudoeste da França em jantar-degustação no dia 15

Foie gras, confit de canard e outras delícias da gastronomia do sudoeste da França vão poder ser saboreadas no jantar-degustação do Domus Enogastronomia, que ocorre na próxima quinta-feira, dia 15 de agosto, às 20h. Todos produtos importados e com o toque do chef Francis Barlier e a harmonização de Ivanhoé Mendes.

O jantar-degustação é uma experiência enogastronômica, ou seja, oferece a oportunidade de harmonizar pratos com vinhos. “Faremos a combinação de pratos típicos do Sudoeste da França, de cidades como Toulouse e Périgord, com os vinhos dessa região, com destaque para o Sauternes, um vinho doce que harmoniza perfeitamente com o foie gras. Os ingredientes são importados, como o Canard Mulard, o tipo de pato utilizado na França”, explica Ivanhoé, proprietário do restaurante. O cardápio é fixo, com quatro tipos de prato: entrada, prato intermediário, prato principal e sobremesa, todos acompanhados por vinhos que se harmonizam com a comida.

O magret de canard dá um sabor especial à salada gersoise.

O magret de canard dá um sabor especial à salada gersoise.

Terrine de foie gras com geléia de vinho do Porto, salada e torradas

Terrine de foie gras com geléia de vinho do Porto, salada e torradas

O menu-degustação preparado pelo chef Francis Balier começa com uma especialidade da região, a Salada Gersoise (folhas nobres, gorgonzola, magret defumado, nozes, maças verdes, pignollis e vinagrete do chef). O vinho para acompanhá-lo é o PicPoul de Pinet 2011 (Moulin de Gasac).

No prato intermediário, o destaque é para o famoso foie gras (pronuncia-se foa gra), figado gordo de ganso que é um dos alimentos mais emblemáticos da França. A terrine de foie gras “Maison” com geléia de vinho do Porto vem acompanhada do Sauternes Château de Compéres 2007.

Confit de pato, um dos pratos típicos da culinária francesa

Confit da coxa de pato (canard) Moulard, maior e crocante, um dos pratos típicos da culinária francesa

 

Nougat Glacé, com pistache, amêndoas e creme de morango.

Nougat Glacé, com pistache, amêndoas e creme de morango.

Como prato principal o Confit de Canard Mulard com salada de “Lingots Blancs”, com o vinho Château Haute-Serre Malbec (Georges Vigouroux).

Para finalizar, um nougat glacé (torrone cremoso com amêndoas, pistache e pedaços de morango) de sobremesa, com o vinho Banyuls 2009 (Michel Chapoutier).

Para participar do jantar é necessário reservar com antecedência pelo telefone 3584-1065/3584-1183. O preço por pessoa é R$ 470, mais ou menos o correspondente a um bom Sauternes, um dos quatro vinhos do cardápio. O Domus Enogastronomia fica localizado na rua Rio Madeira, 128 – Vieiralves.

Os quatro tipos de vinho, todos franceses, que serão oferecidos durante o jantar.

Os quatro tipos de vinho, todos franceses, que serão oferecidos durante o jantar.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mara disse:

    Hummm, tudo parece delicioso!

  2. Luiz Eduardo Oliveira disse:

    Frescura, Marcos. Sou mais uma Baeckeoffe preparada pelo casal de amigos meus e uma Weissbier artesanal e refrescante feita por mim mesmo. Tá convidado.