Garantido mostra a religiosidade da Baixa do São José e Caprichoso faz homenagem a pescadores em Luiz Gonzaga
A religiosidade do povo da Baixa do São José será apresentada pelo Garantido, na segunda noite de apresentação do bumbá no 48º Festival Folclórico de Parintins. O tema é “Resistência e fé”. O Caprichoso traz para a arena alegorias antológicas, como a “Amazônia catedral verde”, “Amazônia quaternária e “Pesadelo dos navegantes”, grandes sucessos da década de 1990. “A gente inovou pesado”, lembra o fundador do Conselho de Artes do bumbá, pioneiro no Festival, Simão Assayag. Simão, aliás, participa da cobertura da TV Tiradentes, nos canais 13 (analógico) e 703 (HD) da NET e no canal 20 aberto.
Mudanças no Garantido
A entrada do Garantido, que abre a segunda noite, deve ser junto com São João Batista, Santo Antônio, além de São Pedro, cujo dia é comemorado hoje. A Celebração Folclórica deverá ser mostrada na alegoria da celebração folclórica, que trará a Sinhazinha Ana Luiza e o Amo Tony Medeiros.
A Figura Típica será o Pescador, mais uma homenagem ao fundador do Garantido, Lindolfo Monteverde, que representará o estilo de vida dos caboclos da Amazônia. O levantador Sebastião Júnior deve ir à arena vestido de pescador. A lenda amazônica da noite será o “Curupira”, alegoria do artista Amarildo Teixeira.
O ritual “Marupiara”, criado pelo artista Marialvo Brandão, deve levar o pajé André Nacismento, que mostrará a recriação do ritual de iniciação e consagração de um guerreiro Marupiara, numa cerimônia que reúne a simbologia dos índios munduruku, parintintins, mura e sateré-mawé. As tribos vão representar as sete provas de resistências (que incluem enfrentar piranhas, tucandeiras, onças, jacarés e espíritos) que os 12 jovens guerreiros realizam para receber as sete virgens. Segundo informações de bastidores e também seguindo o que foi feito nos ensaios técnicos, o Garantido deverá começar a apresentação com a tradicional “Contagem”, realizada pelo apresentador Israel Paulain. Além disso, pessoas ligadas à diretoria afirmam que deve haver mudança no repertório.
Caprichoso viaja na história das apresentações
Relembrar as inesquecíveis apresentações ao longo de 100 anos de história é a proposta do Boi Bumbá Caprichoso para a segunda noite de apresentação no 48º Festival Folclórico de Parintins, neste sábado (29/06).
O Caprichoso quer resgatar apresentações históricas, marcadas pela ousadia e vanguarda. Vai trazer para a arena do Bumbódromo os monstros das águas que atormentavam os navegantes, a guerra dos Munduruku e Mura, a Amazônia Quaternária, entre outros temas que inovaram no festival e trouxeram títulos para o bumbá na década de 1990, quando foi o maior vencedor.
Neste dia, o bumbá azul e branco também homenageia os pescadores, na figura de Luiz Gonzaga, um de seus fundadores, e Zé Caiá, seu irmão, falecido no ano passado, e seu padroeiro, São Pedro. A alegoria “O pescador” vai retratar as técnicas e instrumentos indígenas usados nas pesca. A Amazônia Quaternária será lembrada nas tribos indígenas e coreografia.
Veja mais notícias em Parintins