A Secretaria Municipal de Saúde – Semsa divulgou, na tarde desta terça-feira, dia 14, um balanço mostrando uma diminuição de quase 95% dos casos de dengue em Manaus. Os resultados também apresentaram dados do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa, com um índice de 1,9%, o que significa que a cidade permanece em médio risco para casos da dengue.
O último levantamento, realizado em janeiro, apresentou um índice de 3,7%, representando um estado de alerta para a doença. O próximo LIRAa vai ser realizado em julho.
O secretário informou que os trabalhos para o levantamento deste LIRAa foram realizados no período de 22 de abril a 7 de maio com o objetivo de vistoriar 27.815 imóveis no município de Manaus para identificar possíveis criadouros e verificando o grau de infestação do mosquito transmissor da dengue.
O LIRAa é realizado a cada três meses e é uma das principais estratégias utilizadas para subsidiar as ações de controle e combate à dengue.
De acordo com o resultado final do LIRAa, nas zonas Norte e Leste os focos de mosquito estavam mais concentrados nos depósitos de armazenamento irregulares de água, como toneis e camburões com 48,5% e 42,5%, respectivamente, já nas zonas Oeste e Sul o problema maior foi relacionado à questão do lixo, como resíduos descartados pelos moradores e não acondicionados apropriadamente como latinhas e garrafas plásticas) com 42,1% e 36%, respectivamente.
Segundo a técnica do Núcleo de Controle da Dengue do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica – Devae, Tânia Xavier, os bairros que apresentaram maiores casos de notificação de dengue foram Cidade Nova com 1.322 casos, seguido do Alvorada com 525 casos, e Jorge Teixeira com 856 casos.
O LIRAa permite identificar o risco existente no município de Manaus para a dengue. Índice de infestação inferior a 1% significa que o município apresenta condições satisfatórias, e de 1% a 3,9% significa estado de alerta.
Acima de 4%, há maior predisposição para a ocorrência de surtos de dengue. Além das medidas de prevenção que a Prefeitura de Manaus vai desencadear, é imprescindível o envolvimento da população nas medidas de prevenção no cotidiano do domicilio, da escola e do ambiente de trabalho.
Operação Impacto
A Operação Impacto seria encerrada no final de março, mas as ações foram prorrogadas até dia 30 de abril devido à intensificação das chuvas no município de Manaus, o que aumentou o risco de proliferação de criadouros e prejudicou o trabalho de campo realizado por agentes de endemias, em parceria com as Forças Armadas.
As ações da Operação Impacto foram direcionadas de acordo com o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa de 2013, realizado em janeiro, onde foi identificado que larvas e criadouros do Aedes aegypti em Manaus são encontrados predominantemente em recipientes para armazenamento de água – como tonéis, tambores, barris, tinas, filtros, moringas e potes – e em depósitos considerados como lixo (recipientes plásticos, garrafas e latas), sucatas acumuladas em pátios e ferros-velhos, e entulhos de construção.
De acordo com o secretário Evandro Melo, as ações de combate à dengue terão continuidade através de vistorias de imóveis e de ações de Educação em Saúde.
Evandro Melo acrescentou que com o resultado do novo LIRAa, a Semsa poderá identificar qual o nível atual de risco para a dengue no município de Manaus e, a partir daí, iniciar novas estratégias, estabelecer parcerias e definir outras propostas de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue.
O secretário destacou que as pessoas podem continuar contribuindo com a Prefeitura de Manaus denunciando locais com focos de dengue ligando para o 0800-280-8-280.
Número de casos notificados de dengue em 2013:
Janeiro: 2.957
Fevereiro: 3.043
Março: 3.049
Abril: 1.795
Maio: 106