28/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Campanha de Combate à Hanseníase e Verminoses começa na segunda-feira

Publicado em 15 de março, 2013

Começa na segunda-feira (18) a Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, Geohelmintíase (verminoses) e Tracoma, que o Ministério da Saúde vai realizar em parceria com Estados e municípios. A ação se estenderá até o dia 22 e tem como público-alvo crianças de 5 a 14 anos, matriculadas em escolas públicas. Em Manaus, a abertura do evento acontecerá, às 9h, na Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no bairro Japiim, e contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, de representantes das secretarias municipais de Educação e Saúde e demais instituições parceiras.

Wilson Alecrim destaca que, no Amazonas, a ação terá ênfase na Hanseníase e na Verminose.  As atividades serão desenvolvidas, além de Manaus, nos municípios de Borba, Fonte Boa, Tapauá, Pauini e São Gabriel da Cachoeira, que já receberam recursos do Ministério da Saúde para o enfrentamento dessas doenças. A estimativa é de que 215 mil crianças sejam alcançadas pela campanha.

Durante a campanha, técnicos de saúde visitarão escolas da rede pública para administrar em dose única, um comprimido de 400 miligramas do medicamento Albendazol, para tratamento de verminoses. Acadêmicos dos cursos de Farmácia e de Enfermagem, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) auxiliarão os técnicos nesta atividade. A medicação só será ministrada nas crianças que tiverem sido formalmente autorizadas, pelos pais ou responsáveis, a participar da campanha.

“Todos os alunos receberão um documento, chamado Termo de Consentimento Negativo, a ser preenchido e devolvido para a escola, somente por aquelas famílias que não autorizarem que seus filhos a recebam a medicação”, explica Valderiza Pedrosa, chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fundação Alfredo da Matta, uma das coordenadoras da Campanha.

Para a hanseníase, a estratégia será a busca ativa de casos suspeitos, entre as crianças. Para isso, os pais também deverão preencher um formulário indicando a existência de qualquer sinal, mancha ou caroço na pele dos filhos. Todas as crianças que tiverem qualquer sintoma serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima para uma consulta e terão atendimento priorizado.

Além do trabalho dos técnicos, cartilhas e jogos educativos também serão distribuídos para as crianças, material que visa informar e alertar sobre as doenças.

Parceria

A campanha será executada por meio de uma grande parceria institucional entre órgãos do Governo do Estado e prefeituras da capital e do interior do Amazonas. A parceria inclui a Fundação Alfredo da Matta (Fuam), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a campanha pretende atingir uma população de cerca de 330 mil estudantes. Além de Manaus também participam os municípios de Borba, Fonte Boa, Pauini, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.

 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.