31/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Semsa inicia campanha de mídia para combate à dengue

Publicado em 11 de março, 2013

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, dia 11, uma intensa campanha de mídia para o combate à Dengue. Foram produzidos três mil cartazes, 90 mil panfletos, cinco mil adesivos, 20 outdoors, 220 cartazes para mobiliário urbano, como paradas de ônibus, mil camisas, 100 faixas e campanha educativa para veiculação em jornal, televisão, rádio e carro de som, além de Busdoor, publicidade em ônibus.

Nesta segunda, dia 11, a campanha foi apresentada para os agentes de endemias, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa pelo secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, com a presença do diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde – FVS, Bernardino Albuquerque, e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde, Wagner Souza.

Com o tema “Dengue – vamos colocar um ponto final nessa história”, a campanha faz parte das ações da Operação Impacto 2013, iniciada em janeiro, e tem como objetivo alertar a população para a importância da atuação de cada um nas ações de combate à Dengue.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, a campanha de mídia tem como público alvo toda a população de Manaus e, especificamente, médicos e profissionais da construção civil.

Os médicos da Atenção Primária em Saúde vão receber mil cartilhas com informações atualizadas sobre o tratamento do paciente com dengue e mil panfletos serão distribuídos para profissionais que trabalham em canteiros de obras de Manaus.

Os profissionais de saúde também vão receber camisas para o trabalho de campo na busca e eliminação dos focos do mosquito.

A campanha de mídia também irá homenagear os dez bairros de Manaus com menor índice de infestação por Aedes aegypti: Novo Aleixo, Colônia Terra Nova, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Santa Etelvina, Lago Azul, Dom Pedro, Flores, Nossa Senhora Aparecida e Cachoeirinha.

No primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa, realizado em janeiro, todos os dez bairros registraram índice de infestação abaixo de 1%, considerado pelo Ministério da Saúde como de baixo risco para a dengue.

As áreas de médio risco são aquelas com índice maior que 1% e menor que 4%, e as de alto risco são aquelas com índice de infestação superior a 4%.

O LIRAa também apontou que o município de Manaus tem médio risco para a transmissão de dengue, com índice de infestação de 3,7%. A zona Leste apresenta maior risco de transmissão com índice de 7,3%, seguida da zona oeste com 3% de infestação, zona sul com 2,6% e zona norte com 2,1%.

A Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, já registrou, do dia 1º de janeiro até o dia 11, 5047 casos notificados de dengue no município de Manaus. No mesmo período de 2012, o número de notificações ficou em 2.197 casos.

Com a Operação Impacto de Combate à Dengue 2013, executada como uma ação conjunta da Prefeitura de Manaus em parceria com os governos Federal e Estadual, a Semsa vem trabalhando na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti e na redução do número de casos da doença e de morte por dengue.

Além do trabalho realizado de casa em casa, estão sendo executadas ações de educação em saúde em escolas, unidades de saúde e empresas, mobilizando a comunidade para maior participação na vigilância e controle da infestação do mosquito.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.