24/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Combate à hanseníase é intensificado em Manaus

Publicado em 18 de janeiro, 2013

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai intensificar o combate à Hanseníase com a busca ativa de pacientes, exames dermatológicos, além da distribuição de materiais educativos nas escolas públicas e nas dependências do porto de Manaus. As atividades acontecerão de 28 de janeiro a 1º de fevereiro em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o último domingo de janeiro. Participam da programação 72 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF´s), com suas equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários em saúde e de Educação em Saúde.

A programação, que é coordenada pelo Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, será realizada simultaneamente nos quatro Distritos de Saúde (Disa) localizados nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, e no Distrito de Saúde Fluvial.

Segundo o enfermeiro responsável pelo Núcleo, Waldenor Guimarães Tiago, a Prefeitura de Manaus vai atender as diretrizes do Programa Nacional de Combate à Hanseníase do Ministério da Saúde (MS), cuja orientação é de que seja atingida em cada município a meta de 85% de cura da doença. Atualmente na capital este percentual é de 75 %, de acordo com o enfermeiro.

Durante as ações, as equipes de saúde realizarão a triagem dos pacientes que apresentarem manchas na pele, fazendo o teste de sensibilidade. Waldenor Guimarães explica que o diagnóstico é simples, feito através do exame de pele, no qual poderão ser identificadas as manchas avermelhadas ou não. Os pacientes detectados com a doença receberão o tratamento que dura de seis a 12 meses, dependendo do grau de manifestação apresentado.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, o Amazonas ocupa o 18º lugar na detecção de casos novos em maiores de 15 anos e na 15ª posição na detecção da doença em menores de 15 anos. Em 2012, um total de 603 casos novos foram registrados no Estado, dos quais 205 diagnosticados na capital, o que corresponde a 33% da totalidade dos registros.

A Hanseníase é uma doença transmissível, causada pelo bacilo de Hansen (micobacterium leprae), que ataca principalmente pele e nervos periféricos. O contágio se dá através da eliminação de gotículas da fala, espirro e tosse, por pessoa doente com a forma mais grave da doença e que conviva por
muito tempo com a pessoa sadia.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.