Sempre sonhamos com o trabalho ideal… O trabalho ideal é aquele que se faz por prazer, por realização, por escolha e, claro, por uma boa remuneração. A utopia é essencial, se soubermos para que ela serve.
A carreira profissional em qualquer ramo é uma construção com alicerces sólidos, paredes fortes e telhados resistentes e flexíveis. Uma trajetória que demanda empenho, desempenho e conhecimento. No campo dos princípios, os requisitos básicos são honestidade, disciplina, dedicação, competência e confiança. Complementa esse resumé os valores universais de respeito, zelo pelas coisas próprias e alheias, humildade, gratidão e amizade. A tecnicidade será sempre o arcabouço acumulado e o aprendizado adquirido e sustentado. Inteligência, Competência e Experiência são embasamentos inegociáveis.
Preencher um perfil tão requintado, estruturado e bem dimensionado é uma tarefa das mais árduas para a área de RH, Headhunter e qualquer Gestor Organizacional, que, mesmo num mundo das oportunidades e das diversidades de opções, vivem a famosa escassez de talentos e de profissionais gabaritados, que atendam às exigências de uma vaga… uma vaga de Magnífico, principalmente.
Nessa reflexão, a grande questão é quantos profissionais preparam–se para exercerem o cargo dessa Magnitude? Se levarmos em consideração que esse segmento está em ascensão e que tudo passa pela Educação, essa será uma nova demanda de alta complexidade e com grande dificuldade de atendimento.
Ainda bem que essa não é uma verdade verdadeira nem uma questão sem resposta, afinal, mesmo com toda complexidade e com toda dificuldade, tivemos a honra de oferecer para preencher a vaga de Magnífico Reitor do Uninorte/ Laureate, um talento local com credencial global, um profissional amazonense com cabedal internacional, que pode, nessas alturas de suas conquistas e experiências, refletir sobre esse novo capítulo em sua vida, que mais que ser aprovado num processo seletivo, foi ter a liberdade de escolha de escrever esse novo capítulo, como bem expressou em seu discurso de posse: “Tempo de refletir sobre o atual momento. Um novo capítulo em minha vida. Sabor ainda não experimentado e que aprendi rapidamente a apreciar, nesse curto tempo em que estive como reitor interino. Penso que é uma oportunidade ímpar para apresentar as opiniões e preocupações que tenho sobre a educação, com base em minha experiência pessoal de mais de 35 anos de magistério e administração.Todos nós sabemos que sonhar é preciso, mas também sabemos que somente aqueles que estão dispostos a lutar pelos seus sonhos é que terão a satisfação de vê-los realizados”.
O dono desse CV, a quem referencio e reverencio nesse artigo, é o Engº, Advogado, MsC, PhD e Postdoc, Vicente de Paulo Queiroz Nogueira. Titularidades alcançadas com afinco, esforço e disciplina.
O dono desse CV é, também, simplesmente Vicente Nogueira, filho de Brígido e Glória, pai de Daniel, Juliana, Luciana e Isabela, avô de Ana Júlia, irmão de 17 e meu cunhado, compadre a quem admiro e respeito. Titularidades conquistadas com sabedoria, exemplo e dedicação.
Não teria como concluir, sem emprestar a citação que fez no fim de seu discurso sobre sonhos de Eduardo Galeano: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte se afasta dez passos mais. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve então a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.
É Tempo de homenagear o mais novo Magnífico do Amazonas, Vicente de Paulo Queiroz Nogueira, orgulho e honraria para todos .
É Tempo de parabenizar o Cidadão do Amazonas, Vicente Nogueira. Luzes e bençãos para você.
Veja mais notícias em Colunas
Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...