Projeto Ariranha do Inpa abre edital para estágio voluntário

O Projeto Ariranha, desenvolvido pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), coordenado pelo pesquisador Fernando Rosas, encontra-se com edital aberto para a seleção de estágio voluntário.

O projeto vem desenvolvendo estudos utilizando a técnica de radio-telemetria com ariranhas na Reserva Biológica Uatumã (Rebio Uatumã), no lago da Usina hidrelétrica de Balbina (UHE Balbina/AM).

Com duração de seis meses, o estágio envolverá várias atividades como: monitoramento dos grupos de ariranhas radio-marcadas no lago de Balbina, tabulação de dados, palestras, oficinas etc, além de produção de relatório.

Os interessados devem enviar currículo lattes atualizado e carta de intenção para Marcia Munick ([email protected]) com cópia para o coordenador do projeto, Fernando Rosas ([email protected]), identificando o e-mail com o título: “Estágio Ariranha 2012” até o dia 31 de julho.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o EDITAL COMPLETO.

A ariranha

A ariranha (Pteronura brasiliensis) é um mamífero semi-aquático, endêmico da América do Sul e atualmente se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção. Um dos principais fatores de riscos para a ariranha nos dias atuais é a destruição e a degradação do seu hábitat devido à expansão populacional humana.

A construção de grandes hidrelétricas também representa ameaça a toda fauna devido à destruição massiva dos ambientes utilizados pelos animais. Contudo, dados recentes coletados no reservatório da UHE Balbina revelaram que hidrelétricas tem potencial para abrigar populações estáveis de ariranha, se pelo menos duas condições estiverem presentes: a presença da espécie na área antes da formação do lago e a reduzida ocupação humana na área do reservatório.

O projeto, desenvolvido pelo LMA do Inpa, vem conduzindo um amplo estudo sobre a biologia e ecologia dessa espécie na área do reservatório de Balbina em parceria com a Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA), com o Centro de Preservação e Pesquisas de Mamíferos Aquáticos (CPPMA) da Amazonas Energia e com a Rebio Uatumã do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *