Festival de Parintins – canto, encanto e magia. Visão de visitante de primeira viagem

O deslumbramento e o encantamento de quem vai ao Festival de Parintins pela primeira vez é indescritível e incomensurável. O canto, o encanto e a magia da festa transcende e supera qualquer expectativa que se tenha imaginado, sonhado, desenhado ou pensado. Nada que se disser vai traduzir a verdadeira dimensão,  vai explicar a profundidade da beleza e vai refletir a grandeza da arte e do folclore que ocorre na Ilha de Parintins no período do Festival.

A visão e o sentimento de um debutante/visitante, pode ser descrita dessa forma:

“O  Bumbódromo é, entre outras coisas, um Ser Vivo da floresta. Ver a partir do interior do Bumbódromo durante o festival de Parintins é como estar dentro desse animal, e isso é uma imagem que eu nunca vou conseguir esquecer. Como todas as coisas vivas, o Bumbódromo tem órgãos vitais e que pode ser detalhado:

O cérebro é a Arena, que  é o lugar onde a imaginação dos criadores e artistas do Festival cria e reproduz a vida com suas alegorias, fantasias,toadas, rituais, coreografias e tudo o que acontece durante a apresentação.

O pulmão é a Marujada ou Batucada, respectivamente. São eles que dão fôlego incansável, o ar de vida que precisa o Bumbódromo para respirar e se manter de pé durante três intensas noites de festival. O ritmo embala e cadencia balança.

O coração não pode ser senão as Galeras. O público de Garantido e Caprichoso entrega toda sua energia e emoção que complementa o enorme esforço feito por artistas sobre a pista. As galeras magnificam o show graças ao incansável bombeamento de emoções. Não importa fadiga , sol ou chuva, esse coração é forte e bate sem parar. Sim, eu disse que ambas as galeras são o coração do Bumbódromo, porque esse contraste das paixões contribui para a vida do festival. O pulsar da Galera é emocionante e empolgante.

A paixão despertada por ambos os grupos é tão intensa que é difícil de entender para alguém, como eu, que nunca tivera essa experiência. No entanto, uma vez lá pode ser visto que não pode existir Caprichoso sem Garantido e vice-versa; não há luz sem sombra. Não existe azul sem vermelho e vermelho sem azul. Coração sem estrela e estrela sem coração.

Olhos? Eu acho que o Bumbódromo não precisa de olhos. Para ver o show estamos todos nós que participamos do Festival: cada pessoa é uma célula a mais dessa criatura que mantém viva a chama dessa parte da cultura Amazonense. Cada pessoa no Festival é um átomo, é parte de algo maior que eles. Olhos? O Bumbódromo não precisa de olhos, porque o Festival de Parintins é um sentimento que dura para além das imagens. Elas sempre ficam guardadas na mente, no coração e na imaginação. Mesmo de olhos fechados, conseguimos sentir o impacto da genialidade e criatividade dos artistas caboclos.

E quem é o Bumbódromo, então? O Bumbódromo é um grande Pajé, é um Alquimista. Eu sei disso porque eu experimentei isso pessoalmente. O Bumbódromo pode transformar a matéria: eu cheguei como turista e saí como um apaixonado pelo Festival Folclórico de Parintins.”  Tomas Abrego*

Para quem ainda não foi ao Festival de Parintins, essa é uma pequena contribuição de quem ficou extasiado e maravilhado como que viu,ouviu e sentiu na Ilha Tupinambarana em Parintins no Festival de 2012, onde o Caprichoso apresentou o tema Viva a Cultura Popular e o Garantido apresentou o tema Tradição.  Nesse ano, o Caprichoso foi o grande Campeão. Viva os Bois de Parintins e Viva os Visitantes queridos. Voltem sempre !!!!

Nota: Esse artigo teve a contribuição do Tomas Abrego*, natural do Panamá, que esteve no Festival de Parintins 2012 e  fez esse relato emocionado.

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *