A juventude é uma semente – Pequenos gestos, grandes resultados

Um rio de jovens, foi a cena que  se formou para uma ação social  visando resgatar a juventude que encontra-se em áreas de riscos e em condições de fragilidade social. A ação era tirar Carteira de Trabalho (CTPS) para que eles adquirissem seu passaporte para o mercado de trabalho e assim conseguir o Primeiro Emprego e contribuir para o desenvolvimento pessoal, profissional e da sociedade.

Jovens descolados e escolados na escola da vida, lutando  desarmados na guerra da sobrevivência, onde apesar de mais fracos, mais frágeis ou menos favorecidos, precisam ser fortes e fortalecidos para conquistar seu lugar no mundo, sua sombra debaixo do sol.

O que mais impressiona, olhando esse rio de jovens, é que são pequenos gestos, como tirar uma  Carteira de Trabalho, que fazem grande diferença no destino dessa meninada. É um pouco da moral do velho e cansado exemplo da estrela do mar, “se cada pessoa devolver uma ao mar, certamente a probabilidade de  salvação e preservação da espécie será bem maior”.

Quando os pequenos gestos forem ampliados e juntos desses, novos grandes gestos se formarem,  estaremos caminhando para  a verdadeira cidadania, com a perspectiva de um mundo mais humano, mais solidário e a filosofia de que  não precisará castigar os homens, se educarmos as crianças, será uma realidade.

Não estamos falando de criaturas inocentes, nem  de anjos e sim de jovens que por algum motivo não tiveram oportunidade, sorte, condições, recursos, educação que garantisse a dignidade e a proteção  contra as dificuldades e os desafios que o mundo assim lhe impôs. Jovens com futuro incerto, sem cronograma ou programação de médio ou longo prazo da vida, porque não sabem do dia de amanhã. Vivem cada dia na esperança de ver o sol nascer no dia seguinte. Garantia não tem nenhuma. A única certeza é que precisam sobreviver de alguma forma. E nessa forma, sempre tem aqueles que aproveitam dessa fraqueza para serem utilizados ou subutilizados de forma errônea e negativa.

Mais que falar ou expor essa situação é trabalhar para que ações que resgatem esses jovens e proporcionem um mínimo de opções de vida digna é o grande desafio de todos nós que tivemos a oportunidade, a sorte ,  condições, recursos, educação.

Reunir esforços, Integrar projetos, Alinhar programas, Abrir o coração, Ampliar a visão e    Juntar as mãos já se configura em um grande Começo para quem não tem a menor definição de como será o seu Fim.

Ninguém é tão pobre que não possa doar e ninguém é tão rico que não possa receber. Cada  um regando um pouco essa semente, teremos em vez de um rio de jovens, um mar de homens,  verdadeiros cidadãos e senhores de seu destino.

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *