Marino Marinheiro

Nos anos de 1980, final dos anos 70, conhecemos um sujeito já na beira dos 60 anos, negro, longilíneo, que às vezes aportava em Manaus. Seu nome: Marino. Trabalhava na Marinha Mercante e conhecia boa parte do mundo.

Marino, pelo que soube, era amigo da família, tendo morado na Praça 14, em Manaus, no terreno da minha saudosa avó, ali pelos idos dos anos de 1940, quando jovem.

Com o passar dos anos, serviu na Marinha Brasileira e por lá ficou, indo residir no Rio de Janeiro, onde casou e fixou residência, na cidade de Campos dos Goitacazes.

Em suas viagens, quando passava por Manaus, ia à casa da minha avó e dos meus pais, sempre alegre, contando histórias das suas inúmeras viagens pelo  Globo. Aproveitávamos para aprender as coisas com o velho marujo, de sotaque carioca, malandro no melhor dos sentidos.

Marino até mesmo nos levava no navio e mostrava várias partes da embarcação: tudo miudinho e de pé direito exíguo, já que o espaço tinha que ser dividido entre todos da tripulação. Ele falava do navio com orgulho e com o “coração aberto”. Da cozinha ao passadiço e na “sala de máquinas”, tentava ele nos transformar em “marinheiros de primeira viagem”. Pelo que via, todos ali gostavam dele.

Sempre que chegava à nossa casa o velho marinheiro nos trazia presentes e nós, moleques, é claro, adorávamos: brinquedos, trajes diferentes, lanches importados (que na época eram caríssimos…) etc. Marino era uma espécie de avô. Adorávamos sua presença, mas que também era feita parcamente: mais ou menos de ano em ano…

Nunca mais soubemos de notícias de Marino… Sua última visita foi feita por volta de 1986. Não tínhamos contato com a família dele em Campos. E com o alvoroço da modernidade de então, seu contato não foi mais realizado… Não sabemos se ele se aposentou. Ficou em nossa memória marcada sua alegria, seu desprendimento e seu companheirismo. Um autêntico avô, curtidor da vida e orgulhoso do seu trabalho. Marino, o Marinheiro… Até no nome…

Daniel Sales

Daniel Sales

* Daniel Sales é pesquisador cultural.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *