Os 182 mil trotes de 2011

O caríssimo aparato do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) atravessa a cidade, com médico intensivista, enfermeiro, maqueiro e a parafernália de equipamentos embarcada em ambulância, furando o trânsito, em direção à Compensa. Chegando ao local, os funcionários descobrem que o chamado é falso. Ninguém está esperando. Nenhum coração está a apenas cinco minutos para parar de bater. Naquele mesmo momento, um chamado é feito do Jorge Teixeira, desta vez verdadeiro, pela família de vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Essa equipe está longe, as demais estão ocupadas e o socorro não consegue chegar a tempo. Um trote acaba de causar mais uma morte.

Samu (192), Bombeiros (193) e polícia (190) recebem 19 trotes, com esse mesmo poder destrutivo, a cada hora. Imagine um caminhão dos Bombeiros atravessando a cidade, na hora do rush, imaginando estar acontecendo um grande incêndio e tudo não passar de trote? Ou a polícia, tão requisitada diante do aumento da violência e do poder ofensivo dos bandidos, ocupando homens e viaturas para nada?

Só entre 1º de janeiro e 23 de abril foram recebidas em Manaus 46.977 chamadas de emergência inexistentes, o que corresponde à incrível média de 451 por dia. É uma verdadeira sangria do dinheiro público por conta da brincadeira de irresponsáveis. De todas as idades, diga-se, para que ninguém pense tratar-se de brincadeira de criança, cuja voz é facilmente identificável ao telefone.

Apresentei, dia 24/04, em parceria com o deputado Marcelo Ramos (PSB), projeto de lei que prevê multa de R$ 300, cobrados do titular da linha que originar chamada aos telefones de emergência, em caso de se tratar de trote, sem contar as rigorosas sanções já previstas na lei penal vigente.

Ao longo de 2011, acredite, foram atendidas mais de 182 mil ligações falsas pelos serviços de emergência. Para ficar só em casos mais conhecidos, os médicos dizem que a possibilidade de sobrevivência e de ausência de sequelas numa vítima de AVC depende do tempo em que se dá o atendimento médico. O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, só sobreviveu ao ataque cardíaco ocorrido à beira do gramado porque o médico do clube o atendeu de imediato e havia uma ambulância de prontidão no local. Ou seja, o trote mata. É irresponsabilidade grande demais. Essa bestialidade precisa ser combatida com o mesmo ardor com que se combate ladrões e assassinos.

Tenho certeza que nossos pares, na Assembleia Legislativa do Amazonas, darão respaldo ao Projeto de Lei que apresentamos e farão aparecer, na conta telefônica onde o trote se originou, a cobrança dos R$ 300 de multa. Vai doer no bolso. Cada um cuidará com mais rigor da sua linha. E nós ofereceremos à sociedade um novo instrumento de luta contra essa perversidade.

Estou convencido de que o telefone, na mão de irresponsável capaz de dar trote, pode se tornar arma letal.

Marcos Rotta

Marcos Rotta

* Marcos Rotta é deputado estadual, vice-presidente da Assembléia Legislativa e presidente da Com...

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. flavio disse:

    Deveria exister uma lei no brasil pra incrimnar quem passa trote.

    muitas vidas seriam salvas…

  2. Wagner disse:

    Os piores trotes são aqueles passados na época da PROPAGANDA ELEITORAL.