A graça divina salva do pecado

Um estudo criterioso da Bíblia Sagrada revelará que há uma íntima, estreita e fundamental correlação entre doutrina e ética. Em termos bem práticos, isso significa que, toda doutrina genuinamente cristã tem aplicação prática na vida moral, comportamental e no caráter. Por sua vez, a ética cristã não está suspensa no vazio abstrato, mas, tem nas doutrinas cristãs seu sólido alicerce.

Lamentavelmente, tem sido muito comum ouvir aqueles que, para justificar suas condutas anticristãs, apelam para a maravilhosa graça divina, alegando que Deus, em virtude do seu amor e graça, entende, releva e sempre estará disposto a perdoar e receber aqueles que deliberada e conscientemente, vivem transgredindo os valores morais cristãos, isto é, pecando contra Ele.

Esse abuso, que barateia a maravilhosa doutrina da graça divina, só é possível àqueles que “mudam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo” Judas 4b. Mas, os verdadeiramente convertidos sabem que foram alcançados pelo favor e bênçãos imerecidas dos céus, graça divina, portanto, viverão exatamente por causa dessa graça preciosa e fonte de todas as bênçãos, de modo cristão moralmente elevado e ilibado, ou seja, santo.

Escrevendo para o Pr. Tito, o veterano apóstolo Paulo, deu-lhe muitos conselhos e exortações na área moral e ética, que ele deveria ensinar as suas ovelhas que por sua vez deveriam colocar em prática onde quer que estivessem, pois, segundo ele, “a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens…”Tito 2:11. Essa manifestação da graça a qual Paulo se refere foi a encarnação do Filho de Deus na terra, por ocasião do nascimento, comemorado no natal genuinamente cristão. Segundo o apóstolo João, Jesus era cheio de graça e de verdade, por isso, todos ficavam maravilhados com as palavras de graça que saiam de seus lábios.

Sim, a graça se manifestou para trazer salvação do pecado e de todas as suas funestas consequências, assim sendo, é simplesmente absurdo e impossível querer explicar a imoralidade e a corrupção na vida ética pessoal, familiar e social, apelando para a graça, pois, o propósito claro da sua manifestação foi justamente esse, salvar o homem do pecado.

Dessa forma, fica evidente que o fundamento da ética e da moralidade cristãs é a doutrina da graça divina. A doutrina da graça gera no coração cristão profunda gratidão, pois, todos os homens pecam para satisfazer seus corações pecaminosos, dando as costas para Deus e tornando-se assim seus inimigos. Mas, apesar dessa situação de aversão aos céus, a graça trouxe libertação da condenação do pecado; trouxe poder para lutar e vencer o pecado na vida diária; e trará a libertação final, quando a própria natureza pecaminosa será definitiva e eternamente erradicada daqueles que se arrependeram e creram em nosso único e Soberano Senhor Jesus Cristo, que é também nosso “grande Deus e Salvador”, Tito 2: 13b.

Portanto, quem entende o que a graça de Deus verdadeiramente é viverá cristãmente sua vida na terra.

Jorge Max

Jorge Max

Jorge Max é pastor da Igreja Batista Constantinópolis, em Educandos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *