01/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Resultados positivos da Refinaria de Manaus seguram economia do Amazonas

Publicado em 13 de abril, 2012

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o aumento da produção de gasolina automotiva segurou a economia do Amazonas no mês de fevereiro deste ano, quando o Estado foi apontado como o segundo maior desaquecimento na indústria, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.

O resultado positivo é refletido também na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) do Estado, onde a Petrobras continua em primeiro lugar na relação das maiores contribuintes. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), no primeiro trimestre deste ano a Companhia repassou 20,79% de todo montante recolhido pelo Estado.

Ainda segundo os dados do IBGE, a queda de 8,3% na produção industrial de fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano passado, mostra que o desaquecimento foi provocado principalmente pelo recuo de 23,9% na produção de máquinas e equipamentos.

De acordo com os dados do anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, editado pela Frente Nacional dos Prefeitos, na classificação nacional, Manaus aparece como a terceira cidade com maior arrecadação de ICMS do Brasil, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.