27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governador Omar Aziz lança primeira fase do Ronda no Bairro na zona norte

Publicado em 15 de fevereiro, 2012

O governador do Amazonas, Omar Aziz, lança nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a partir das 9h, a primeira fase do Programa Ronda no Bairro, iniciando na cidade de Manaus um novo conceito de policiamento baseado na polícia comunitária. “É uma nova forma de fazer Segurança Pública no Estado, com foco no cidadão, tornando a polícia mais proativa e preventiva, a partir da intensificação do patrulhamento nas ruas, além de consolidar a atuação integrada dos órgãos de segurança”, ressalta o governador.

O lançamento do programa se dará em dois momentos. Às 9h, com a inauguração da nova estrutura do Comando de Policiamento da Área Norte (CPA Norte), avenida Coronel Sávio Belota, 145, no bairro Novo Aleixo, zona norte, primeira área da cidade a ser contemplada pelo programa. Em seguida, às 10h, ele inaugura o novo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na avenida André Araújo, zona centro-sul, que foi modernizado. No local, o governador vai acompanhar a primeira demonstração prática da nova atuação policial nas ruas, na presença da imprensa.

De acordo com o planejamento, o Ronda no Bairro será implantado em fases. Até o mês de junho de 2012, todas as outras cinco zonas deverão estar cobertas pelo programa. A nova estratégia de segurança, que num segundo momento será expandida para o interior do Estado a partir dos municípios da Região Metropolitana de Manaus, divide a cidade em 192 setores, distribuídos nas seis zonas geográficas – Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste. A divisão territorial permite a ocupação plena dos espaços com base no sistema de georreferenciamento. Cada setor ou área abrange um raio médio de 1,5Km2 a no máximo 3Km2, o equivalente a sete quarteirões. Nesse quadrante, uma ronda fixa com 18 policiais, amparados por uma viatura embarcada com tecnologia moderna e duas motocicletas, vai atuar no policiamento ostensivo 24 horas por dia. O planejamento das ações é feito de modo que a polícia passe a utilizar 99% do seu tempo na proteção do cidadão e apenas 1% na repressão qualificada.

 

 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.