Os bumbás de Parintins estão em plena movimentação, neste final de ano, no frenesi de se manterem ativos diante de suas torcidas e para promover suas diretorias diante da população em geral, visando a eleição do ano que vem. O Garantido anunciou, numa festa com a presença do compositor Emerson Maia, que a toada dele “Lamento de raça”, um dos ícones da festa, fará parte do CD/DVD 2012, a ser gravado dia 28 de janeiro. O Caprichoso promete colocar 200 voluntários nas ruas da cidade, sábado, no Natal Solidário do bumbá.

Voluntários do Caprichoso fazendo a entrega das cinco toneladas de alimentos do Natal Solidário de 2010
“Lamento de raça”, composta por Emerson em 1996, ficou marcada pela gravação antológica feita por David Assayag. A volta dela ao CD/DVD do Garantido é uma espécie de afastamento definitivo do levantador, que agora defende as cores do Caprichoso. Ao mesmo tempo, se tornou a chance do titular atual, Sebastião Jr., oferecer sua própria interpretação da composição.
O voluntariado do Caprichoso será formado por diretores, coordenadores, conselheiros, monitores, dançarinos, brincantes e torcedores do bumbá. Eles vão arrecadar alimentos a serem doados às famílias carentes, através da Diocese de Parintins. As empresas manauaras Tucunaré Turismo e CDI, além da Secretaria Estadual Cultura (SEC), apoiarão a iniciativa. A saída será às 7h de sábado e o grupo percorrerá as ruas a partir da rua Cordovil para o centro e bairros do “lado azul” da Ilha. Quem reside no “lado vermelho” poderá entregar doações no curral Zeca Xibelão.
Ano passado, o Caprichoso arrecadou cinco toneladas de alimentos. Enquanto os voluntários recolhem donativos, o curral estará em plena efervescência, oferecendo corte de cabelo, manicure, atendimento de enfermagem, palestras de cunho social, tipagem sanguínea, expedição de certidão de nascimento e título de eleitor etc. “Quem vier poderá viver também a confraternização do Natal”, disse a diretora financeira do bumbá, Ana Cláudia Vieira.
Emoção
Emerson Maia foi às lágrimas, ao receber a notícia da volta de “Lamento de raça”, logo após cantá-la, ao lado do apresentar Israel Paulaim. O anuncio foi feito, durante a programação de encerramento das atividades da Universidade do Folclore Paulinho Faria, em Parintins, no último fim de semana. O poeta chorou. “Para mim é uma glória. Essa toada, ao longo dos anos, vem ultrapassando fronteiras e isso pra mim é um privilégio. Não tem como agradecer”, conclui.
Emerson Maia, um dos maiores compositores da história do Festival de Parintins, disse que a única forma de retribuir o carinho da nação vermelha é tentar compor outra toada com a mesma força de “Lamento de Raça”. “Vou começar a pensar a partir de agora numa forma de retribuir tanto carinho”, acrescentou.
Veja mais notícias em Destaques