15/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Mirante da Embratel, Ponta Negra e Povos da Amazônia oferecidos para Fan Parks da Copa

Publicado em 12 de dezembro, 2011

O Mirante da Embratel, uma pedra de quase 100 metros de altura, debruçado sobre o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, será um dos Fan Parks a serem utilizados na Copa 2014. Um memorial será construída no local pelo Governo do Amazonas, sobre projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a Prefeitura de Manaus, conforme anúncio feito pelo coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango Neto.

O Mirante da Embratel despertou a imaginação dos integrantes da comitiva da Fifa. Fotos: Roberto Carlos/ Agecom/ Divulgação

A nova Ponta Negra e o Centro Cultural Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, foram os outros dois pontos oferecidos a uma comitiva da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), que visitou a cidade nesta segunda-feira (12/12) para escolher os pontos dos Fan Parks da Copa. Esses locais são obrigatórios, durante a competição, exibindo em telões todas as partidas ao vivo, os “Public View”, como uma espécie de compensação para os turistas e moradores locais que não conseguirem ingressos para os estádios.

O visitante praticamente se debruça sobre o Encontro das Águas, num raro paredão de pedra na orla do rio Amazonas

Cada Fan Park, um dos itens do caderno de encargos assumido pelo Governo do Estado com a Fifa para a realização da Copa, deverá comportar público de aproximadamente 20 mil pessoas, com praça de alimentação, acesso facilitado de transporte coletivo e área destinada à imprensa internacional que estará cobrindo o evento na cidade. Os Fan Parks são os espaços físicos que abrigam a estrutura para realização das Fan Fests da Fifa durante todo o Mundial. O conceito dos eventos é atender as expectativas dos fãs do futebol para assistir aos jogos e festejar a realização do torneio.

A comitiva visitou também o Centro Cultural Povos da Amazônia

Para o coordenador da UGP Copa, a escolha de onde será instalado o Fan Park é muito importante para a divulgação da cidade para o restante do mundo. “Durante alguns minutos, o mundo inteiro estará olhando para Manaus e temos que mostrar nossos melhores cartões de visita”, afirmou. Na Copa do Mundo realizada no ano passado, na África do Sul, pelo menos 3,2 bilhões de pessoas assistiram aos jogos e 2,2 bilhões de espectadores viram cerca de 20 minutos do evento através das transmissões oficiais, segundo dados divulgados pela agência Kantar Sport.

Capobiango informou que com a instalação do Fan Park no Memorial Encontro das Águas, Manaus apresentará aos telespectadores do mundo inteiro uma paisagem tipicamente amazônica e única entre todas as sedes da Copa no Brasil. “Daquela área temos a melhor visão do Encontro das Águas a partir do solo. Isso vai despertar o interesse para que o turista venha a Manaus conhecer este fenômeno natural e aumentar nosso fluxo de visitantes durante o ano”, informou.

Do Amazonas, a comitiva da Fifa seguiu na tarde desta segunda-feira para o Mato Grosso, onde também fará uma visita técnica na capital, Cuiabá.a

Veja mais notícias em Destaques

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.