Em maio de 2011, a produção industrial do Amazonas registrou avanço de 3,9% na comparação com o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após registrar recuo em março de 8,6% e crescimento de 6,2% em abril. Com esses resultados, o índice de média móvel trimestral apontou variação positiva de 0,3% entre os trimestres encerrados em abril em aio, revertendo dois meses seguidos de queda nesse tipo de índice, período em que acumulou perda de 1,7%.
Em relação a maio de 2010, houve avanço de 7,6% na produção industrial do Amazonas, resultado mais intenso que o assinalado em abril (1,9%). O índice acumulado nos cinco primeiros meses do ano apontou variação positiva de 0,4%. A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos doze meses, em trajetória descendente desde dezembro de 2010 (16,3%), atingiu 5,1% em maio deste ano.
No confronto maio 11 / maio 10, sete dos onze segmentos contribuíram positivamente para o avanço de 7,6% na média global da indústria, com outros equipamentos de transporte (22,6%) exercendo o principal impacto positivo, impulsionado em grande parte pela maior fabricação de motocicletas e suas peças. Vale destacar também as contribuições positivas indas de material eletrônico e equipamentos de comunicações (10,2%),máquinas e equipamentos (43,3%) e equipamentos de instrumentação médico hospitalares e ópticos (41,4%). Nestes ramos, destacaram-se os itens telefones celulares; fornos de microondas e aparelhos de ar condicionado; e relógios. Em sentido contrário, a principal pressão negativa veio de alimentos e bebidas (-15,9%), por conta da menor fabricação de preparações em pó e em xarope para elaboração de bebidas.
O índice acumulado em janeiro-maio de 2011 variou 0,4% frente a igual período do ano anterior, com sete dos onze setores apontando avanço na produção. As principais influências positivas no total da indústria ficaram com outros equipamentos de transporte (27,8%) e equipamentos de instrumentação médico-hospitalar e ópticos (56,1%). Nessas atividades,sobressaíram os acréscimos vindos dos itens motocicletas, no primeiro ramo, e relógios no segundo. Vale destacar também as contribuições positivas vindas de produtos de metal (8,9%), em função da maior produção de lâminas e aparelhos de barbear, e de máquinas e equipamentos (5,2%), impulsionado pela maior fabricação de aparelhos de ar-condicionado. Por outro lado, o segmento de alimentos e bebidas (-25,2%) exerceu o principal impacto negativo sobre a média global, pressionado pela menor fabricação de preparações em xarope e em pó para elaboração de bebidas.
Clique para ver a planilha do crescimento, em PDF
Veja mais notícias em Releases