18/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Garantido embalado na emoção

Publicado em 26 de junho, 2011

Mencius Melo, Parintins – Hoje por volta das 14h, a diretoria do bumbá Garantido bem como todo o corpo técnico do bumbá se reuniu nas dependências do Bumbódromo. O objetivo da reunião era avaliar o espetáculo altamente emocionante que o Boi da Baixa de São José apresentou na segunda noite do festival 2011.

Segundo o presidente Telo Pinto, o show apresentado pelo Garantido superou as expectativas. “Fizemos na primeira noite um espetáculo dentro de uma proposta apurada, ontem repetimos isso com um componente a mais, ou seja, o poder de emocionar que só o garantido tem”, declarou.

Para ele, a noite de hoje marca o desfecho do festival com o Garantido repetindo uma grande apresentação, “Hoje vamos fechar o festival com a mesma garra e emoção, essa será a noite de confirmação do Garantido como o melhor boi da disputa 2011”, afirmou.

Para o coreografo Chico Cardoso, membro da Comissão de Arte, o momento do festival que ficará marcado na história, foi a evolução do levantador Sebastião Junior interpretando a ‘Lenda do Boto’. “Ontem abrimos uma nova era na história da disputa parintinense, a partir deste momento, tudo mudará em matéria de concepção das coreografias e dos itens individuais”, declarou Chico Cardoso. “Nossa cênica está fortíssima e hoje vamos finalizar o projeto e se Deus quiser trazer a taça para a Baixa de São José”, destacou.

 

Garantido descomunal

Como fecha a noite, o Garantido está à vontade na concentração. Com horário de entrada programado para as 23h, o bumbá faz os ajustes finais nos módulos das alegorias. Uma das que mais chama atenção na concentração é o ritual Kuarup, do artista Antonio Cansação. Com 26 metros de altura, a alegoria é descomunal. “É de fato a mais alta alegoria da história do festival”, confirma Cansação.

Figura do ritual Kuarup: tamanho impressiona na Praça dos Bois

Para o artesão parintinense, a ideia inspiradora é aparentemente simples. “Fiz esse trabalho pensando no cume de uma montanha que para mim é o novo limite que a arte dos parintinenses deve ultrapassar”, filosofou. Questionado sobre como ele iria colocar o “Bumbódromo dentro da alegoria”, ele sorriu e explicou. “Vamos conduzi-la de lado até o portão de acesso sem problemas até porque  ela está muito bem amarrada e sua estrutura suporta o transporte e a evolução na arena”, garantiu.

 

Veja mais notícias em Parintins

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.