Marcos Santos, Manaus – O menino Ronaldo Filho, de 11 anos, forçou o Vasco da Gama a levar toda sua família para o Rio de Janeiro. “Ele fez 15 dias de teste no mirim do clube, foi aprovado e passou oito meses jogando no Rio. Ganhou o título estadual, em decisão contra o Flamengo, e voltou para Manaus. Depois disse que só voltava pro Rio se levasse a família e o Vasco topou. Estamos de muda para lá”, revela o pai do menino, Naldo Cardoso. A viagem está marcada para terça-feira, dia 28/06/2011.
Naldinho, como é conhecido na família, é sobrinho do zagueiro Nei Júnior, hoje no Rio Negro, com passagem pelo Nacional e São Raimundo. Tímido, monossilábico, quando lhe perguntam qual o jogador no qual se espelha, não tem dúvida: “Meu tio”.
Parentes e amigos dizem que o menino joga como gente grande. Diferente da maioria dos zagueiros, não dá chutão e está sempre de cabeça erguida. Quando viajou para o Rio de Janeiro era esmirrado. Após os oito meses morando, comendo e tendo acompanhamento médico no clube carioca, esticou e se distingue dos demais meninos com os quais convive em seus 11 anos.
O Vasco tem investido em crianças e adolescentes amazonenses, craques no futebol ou no futsal. Iago Amazonas, 15, Daniel, 16, e Bianor Neto, 17, estão no futsal, esperando uma chance de fazer testes no time de futebol. Gabriel Soeiro, 14, e Naldinho, 11, são os que já estão atuando no clube de futebol propriamente dito.
Iago é filho do delegado Raimundo Amazonas, afastado da Polícia Civil. Bianor Neto é filho de Nei Júnior e primo de Naldinho. É toda uma geração que promete brilhar nos grandes clubes brasileiros.
Veja mais notícias em Destaques